Portal Eventos
Notícias
Em 02 de junho de 2013 às 22:00

Paralisação costuma causar estragos na classificação das Séries A e B

Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho

da Redação -

São Paulo - As Séries A e B do Campeonato Brasileiro serão paralisadas por causa da Copa das Confederações. O mesmo aconteceu com a Copa do Mundo de 2010 e mudou boa parte da classificação nos dois primeiros escalões nacionais. Recuperação de jogadores, pré-temporada, amistosos e contratações serão alguns dos artifícios utilizados pelos 40 clubes neste mês de folga.

Em 2010, antes da paralisação, o Fluminense ocupava o terceiro lugar, atrás de Corinthians e Ceará. Mas o Tricolor carioca mostrou sua força e acabou com o título da Série A. O Corinthians amargou a terceira colocação, enquanto o Ceará ficou com o modesto 12º lugar. O G4 antes da Copa ainda tinha o Santos, que ficou com a oitava colocação.

Por outro lado, Cruzeiro e Grêmio começaram o Brasileirão com o pé esquerdo. Enquanto a Raposa tinha a 11ª melhor campanha do Nacional, o Tricolor gaúcho aparecia em 13º. Mas tudo entrou nos eixos após a folga. O clube mineiro terminou com o vice-campeonato, enquanto o Grêmio abocanhou a última vaga para a Libertadores.

Acessos!
A Série B também produziu mudanças na zona de acesso. Paraná e Náutico, líder e quarto colocado, respectivamente, ficaram sem fôlego e sem o acesso após a Copa do Mundo. O Paraná foi apenas o sétimo colocado, enquanto o Náutico despencou para o 13º lugar. Do G4 antes da Copa, Coritiba e América Mineiro confirmaram os acessos.

O Coxa, que estava no terceiro lugar, acabou como o grande campeão. Já o América Mineiro, então vice-líder, garantiu a quarta vaga. Os outros dois acessos foram de Figueirense, vice-campeão, e Bahia. O Figueira, antes da paralisação, ocupou o quinto lugar - duas posições acima do Bahia.

Neste ano, o Brasileirão terá cinco rodadas e será paralisado em 9 de junho. A volta acontecerá em 6 de julho. Já a Série B, com seis rodadas, para em 11 de junho e volta em 2 de julho.