Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 31 de maio de 2013 às 11:59

Brasiliense, Vila Nova e Sampaio Corrêa podem fazer história na Série C

Na história da competição, apenas o Atlético Goianiense levou para casa o título mais de uma vez

da Redação -

São Paulo - Brasiliense, Sampaio Corrêa e Vila Nova poderão fazer história na Série C do Campeonato Brasileiro 2013. Se um desses três clubes faturar o título nacional, irá se igualar ao Atlético Goianiense - maior vencedor e único a obter duas conquistas no terceiro escalão. O Dragão triunfou em 1990 e 2008.

Dos três clubes que podem igualar a marca do Atlético, o Brasiliense é o que tem o título mais recente. Em 2002, no Quadrangular Final, o Jacaré somou o maior número de pontos e garantiu o título, além do acesso. Na oportunidade, o Marília também subiu de divisão.

O primeiro do trio a vencer a Série C foi o Vila Nova. Em 1996, o clube goiano foi campeão invicto. Foram 14 jogos, com 11 vitórias e apenas três empates. No ano seguinte, a volta olímpica foi do Sampaio Corrêa. O clube maranhense também garantiu o título sem derrota. Foram 12 triunfos e seis empates.

O atual campeão é o Oeste, hoje na Série B. Joinville, ABC, América Mineiro, Bragantino, Criciúma, Remo, União Barbarense, Ituano, Paulista, Malutrom, Fluminense, Avaí, XV de Piracicaba, Novorizontino, Tuna Luso, União São João, Americano, Operário e Olaria já foram campeões uma vez cada.

Os clubes serão divididos em dois grupos. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final. Enquanto isso, os dois piores clubes de cada grupo serão rebaixados à Série D. No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.