Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 14 de abril de 2019 às 02:12

Copa do Brasil terá confrontos de campeões e de clubes do Brasileirão na Quarta Fase

Dez clubes brigarão pelas últimas cinco vagas antes da entrada dos outros 13 nas oitavas de final

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil definiu, na última sexta-feira, os confrontos válidos pela Quarta Fase, última etapa antes das oitavas de final e da entrada dos clubes da Libertadores e dos campeões da Série B do Campeonato Brasileiro, da Copa do Nordeste e da Copa Verde. Entre os cinco duelos haverá embates de clubes do Brasileirão e também de campeões. Os enfrentamentos acontecerão nas semanas de 17 e 24 de abril.

O principal confronto será entre Santos e Vasco. Integrantes da Série A, a dupla já deu a volta olímpica na Copa do Brasil. Se os paulistas comemoraram em 2010, os cariocas festejaram em 2011. O Vasco, aliás, decidirá a vaga em casa. O mesmo acontecerá com o Corinthians ante a Chapecoense, outro confronto de clubes da elite nacional. O Timão foi campeão da Copa BR em 1995, 2002 e 2009.

Das cinco partidas, apenas o duelo entre Bahia e Londrina não terá campeões do torneio de mata-mata. O LEC jogará a volta diante da sua torcida. Vencedor do torneio em 2007, o Fluminense abrirá o embate contra o Santa Cruz no Maracanã. O Juventude será outro campeão a fazer a primeira partida em casa. O clube de Caxias do Sul, vencedor em 1999, espera pelo classificado de Vila Nova e Bragantino-PA.

 Cinco dos dez clubes da Quarta Fase já levantaram o troféu da Copa do Brasil!Rafael Ribeiro / CBFCinco dos dez clubes da Quarta Fase já levantaram o troféu da Copa do Brasil!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A Quarta Fase terá jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado". Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.

 
"