Portal Eventos
Maranhense Série A
Em 12 de abril de 2019 às 01:31

Estaduais Maranhense e Piauiense conhecerão seus campeões de 2019 já neste sábado

Competições nordestinas encerrarão a atual edição uma semana antes do previsto pela CBF

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Maranhão - Os Campeonatos Maranhense e Piauiense conhecerão os campeões de 2019 já neste sábado, uma semana antes do previsto no calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O primeiro Estadual a ter um campeão será o Maranhão. A final entre Moto Club e Imperatriz será às 16 horas no Estádio Castelão, em São Luís. Na última quarta-feira, os rivais empataram sem gols no Frei Epifânio, em Imperatriz.

O Moto Club, por ter melhor campanha, precisará de um novo empate para dar a sua 26ª volta olímpica no estado. O Papão é o atual campeão maranhense e ostenta seis títulos no século XXI. O último bicampeonato ocorreu em 2000 e 2001. O Imperatriz, por sua vez, terá que vencer a partida. O Cavalo de Aço tentará sua terceira conquista (2005 e 2015). O campeão terá vaga na Copa do Nordeste 2020. Os finalistas já garantiram presença na Copa do Brasil do ano que vem.

Invicto, o Moto Club ostenta oito vitórias (quatro em casa e quatro fora) e dois empates como visitante, além de 12 gols a favor e só dois tentos sofridos (melhor defesa). Aproveitamento de 86,7%. Na Primeira Fase, o Papão superou o Imperatriz, por 1 a 0, no Castelão. Em casa, o Rubro-negro tem desempenho de 100%. O Imperatriz, por sua vez, apresenta quatro triunfos (três em casa e um fora), cinco igualdades (três como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 12 gols pró e sete tomados. Aproveitamento de 56,7%.

No Piauí...
No Campeonato Piauiense a situação está um pouco mais definida. O Ríver venceu o atual bicampeão Altos, por 3 a 2, no Estádio Felipe Raulino (Felipão), e poderá perder por até um gol de diferença para levantar o troféu. Já o Jacaré precisará vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar o inédito tri. A partida de volta será às 18h30 no Estádio Albertão, em Teresina.

Se o Altos tem só estes dois títulos, o Galo é o maior vencedor do estado com 30 voltas olímpicas - seis no século XXI -, sendo a última em 2016. O campeão piauiense 2019 terá vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileirão de 2020. O vice-campeão, por sua vez, terá vagas na Copa do Brasil e na Série D. Na Primeira Fase, o Ríver venceu o Altos fora de casa, por 2 a 1, e ficou no 0 a 0 em Teresina.

 Ríver venceu o Altos fora de casa no jogo de ida da final e ficou perto do título do Piauiense 2019!Ríver / DivulgaçãoRíver venceu o Altos fora de casa no jogo de ida da final e ficou perto do título do Piauiense 2019!
A campanha do Ríver registra oito vitórias (três em casa e cinco fora), quatro empates (três ao lado da torcida e um fora) e uma derrota como visitante, além de 20 gols a favor e cinco tentos tomados (melhor defesa). Aproveitamento de 71,8%. O desempenho do Altos, enquanto isso, é de 48,7%. São cinco triunfos (três como mandante e dois como visitante), quatro igualdades (duas em casa e duas fora) e quatro derrotas (duas ao lado da torcida e duas fora), além de 23 gols anotados (melhor ataque) e 17 tentos sofridos (pior defesa).