Portal Eventos
Piauiense 1ª Divisão
Em 11 de abril de 2019 às 16:08

Na final, atual bicampeão Altos ostenta o melhor ataque, mas também a pior defesa

Derrotado na ida por 3 a 2, Jacaré precisará vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar com o tri

da Redação -

Piauí - Se depender do sistema ofensivo, o Altos poderá sonhar com o título do Campeonato Piauiense neste sábado, às 18h30, no Estádio Albertão, em Teresina. Agora, se precisar do sistema defensivo, o Jacaré já pode se despedir do tricampeonato. Atual bicampeão, o clube do interior ostenta o melhor ataque, mas também a pior defesa da edição 2019 do Estadual do Piauí, segundo levantamento do Sr. Goool. A decisão será contra o Ríver.

No jogo de ida, aliás, o Galo venceu por 3 a 2 na última quarta-feira. O clube da capital poderá perder por até um gol de diferença para levantar o troféu. Já o Altos precisará vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar o inédito tri. O ataque daria conta da missão. São 23 gols anotados em 13 jogos. O Jacaré fez 3 a 0 no Parnahyba e no Piauí e 4 a 2 no Flamengo e no Piauí. Apenas em duas partidas o clube da cidade homônima não balançou as redes adversárias.

Em uma delas, o Altos empatou sem gols com o Ríver em Teresina, resultado que não o ajudaria na briga pelo título. Aquele foi um dos três jogos sem sofrer gols. Ainda assim, a defesa do atual bicampeão já foi furada 17 vezes. O Ríver, como comparação, tem o melhor sistema defensivo - só cinco gols tomados.

 Altos irá para a final do Piauiense confiante em seu ataque, mas temeroso por sua defesa!Luís Jr. / AltosAltos irá para a final do Piauiense confiante em seu ataque, mas temeroso por sua defesa!
O desempenho do Altos é de 48,7%. São cinco triunfos (três como mandante e dois como visitante), quatro igualdades (duas em casa e duas fora) e quatro derrotas (duas ao lado da torcida e duas fora). A campanha do Ríver, por sua vez, registra oito vitórias (três em casa e cinco fora), quatro empates (três ao lado da torcida e um fora) e uma derrota como visitante, além de 20 gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 71,8%.

Se o Altos tem só dois títulos, o Galo é o maior vencedor do estado com 30 voltas olímpicas - seis no século XXI -, sendo a última em 2016. O campeão piauiense 2019 terá vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileirão de 2020. O vice-campeão, por sua vez, terá vagas na Copa do Brasil e na Série D. Na Primeira Fase, o Ríver venceu o Altos fora de casa, por 2 a 1, e ficou no 0 a 0 em Teresina.