Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 16 de fevereiro de 2019 às 10:00

Copa do Brasil perde um dos seus campeões; Segunda Fase terá seis vencedores

Outros seis campeões entrarão nas oitavas de final e dois não conseguiram vaga para a atual edição

da Redação -

Pernambuco - O Sport foi surpreendido pelo Tombense logo na Primeira Fase da Copa do Brasil ao apanhar de 3 a 0 no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos. O Leão da Ilha foi o único campeão do torneio nacional a ser eliminado. A Segunda Fase seguirá com seis vencedores. O Rubro-negro conquistou a Copa do Brasil em 2008 ao reverter a vantagem do Corinthians.

 Sport apanhou do Tombense e foi o primeiro campeão a ser eliminado da Copa do Brasil em 2019!Victor Souza / TombenseSport apanhou do Tombense e foi o primeiro campeão a ser eliminado da Copa do Brasil em 2019!
O Timão, aliás, é o atual vice-campeão da competição e avançou com o empate, por 2 a 2, ante o Ferroviário. Agora, pegará o Avenida. O mesmo resultado salvou o Vasco contra a Juazeirense no interior baiano. Os vascaínos enfrentarão o Serra. Se os paulistas deram a volta olímpica em 1995, 2002 e 2009, os cariocas festejaram em 2011. Enquanto isso, a maior vitória foi do Santos.

Dono do troféu em 2010, o Peixe enfiou 7 a 1 no Altos em Teresina. O Alvinegro Praiano vai encarar o América de Natal. O Fluminense, campeão em 2007, também goleou no Piauí - 5 a 0 no Ríver. O próximo desafiante do Tricolor será o Ypiranga. O triunfo do Criciúma, por sua vez, foi mais modesto - 2 a 0 sobre o São Raimundo. O Tigre se deu bem na temporada 1991. Campeão em 1999, o Juventude se classificou com os 2 a 0 ante o Palmas. Os gaúchos medirão forças ante o América Mineiro.

Além dos sete campeões na etapa inicial, a Copa do Brasil 2019 ainda contará com mais seis vencedores a partir das oitavas de final. Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro, por estarem garantidos na Libertadores, entrarão apenas na reta final do torneio nacional. De todos os vencedores, apenas Santo André e Paulista não disputarão a atual edição.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.