Portal Eventos
Acreano 1ª Divisão
Em 19 de janeiro de 2019 às 02:52

Acreano 2019 começará domingo e manterá a "tradição" de utilizar apenas dois estádios

Florestão e Arena da Floresta, ambos em Rio Branco, receberão todos os jogos do Estadual

da Redação -

Acre - O Campeonato Acreano aumentou o número de participantes de oito para dez, mas manteve a "tradição" de utilizar apenas os dois principais estádios do estado. Florestão e Arena da Floresta, ambos da capital Rio Branco, receberão todos os jogos da edição 2019. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool.

Segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Florestão tem capacidade para oito mil torcedores, enquanto a Arena da Floresta comporta 13.700 espectadores. Os estádios, porém, quase sempre estão vazios. No ano passado, a média foi de 377 pagantes e o público total parou em 8.679 fãs ao longo de 36 jogos.

O Florestão será o primeiro a ter rodada dupla. O atual campeão Rio Branco abrirá o Acreano no domingo, às 18h30 (horário de Brasília), contra o Náuas. Logo depois, às 20h30, o Galvez jogará ante o Independência. A Arena da Floresta, por sua vez, terá as partidas do meio de semana entre Atlético Acreano e São Francisco, além de Humaitá e Vasco.

 Estádio Florestão, em Rio Branco, receberá os primeiros jogos do Estadual Acreano 2019!FFAC / DivulgaçãoEstádio Florestão, em Rio Branco, receberá os primeiros jogos do Estadual Acreano 2019!
Regulamento:
Os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. No 1º turno, os integrantes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. A semifinal terá jogo único entre o 1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ªB. O mando de campo será dos melhores colocados no turno. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. O mesmo acontecerá na final. O campeão do turno terá vaga na final do Estadual, além de se garantir na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2020.

No 2º turno, os clubes enfrentarão os rivais do mesmo grupo em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. A semifinal terá jogo único entre o 1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ªA. O mando de campo será dos melhores colocados no turno. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. O mesmo acontecerá na final. O campeão do returno terá vaga na final do Estadual, além de se garantir na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2020.

Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão de 2018. Mas se dois clubes vencerem os turnos, haverá final entre os rivais com ida e volta. Em caso de empate na pontuação, o título será definido nos pênaltis. Já os últimos dois colocados no geral serão rebaixados à 2ª divisão.