Portal Eventos
Paranaense 1ª Divisão
Em 18 de janeiro de 2019 às 11:48

Athletico defenderá título e série invicta em casa; Paranaense começará sábado

Furacão não perde como mandante no Estadual há dez jogos ou desde abril de 2017

da Redação -

Paraná - O Athletico Paranaense jogará pela primeira vez o Campeonato Estadual desde que mudou o escudou e acrescentou o "h" em seu nome. O Furacão ainda abrirá a edição 2019 neste sábado, às 17 horas, contra o Cascavel CR, um dos clubes que subiram, para defender sua invencibilidade na Arena da Baixada, em Curitiba, e iniciar a caminhada rumo ao bi. A tabela completa, o regulamento e o simulador já estão disponíveis no Sr. Goool.

O Rubro-negro foi campeão na temporada passada sem sofrer sequer uma derrota ao lado da torcida. Foram seis vitórias e quatro empates. O último tropeço em casa aconteceu na final de 2017, em 30 de abril, quando apanhou do Coritiba por 3 a 0. Falando no Coxa, a estreia será fora de casa ante o Foz do Iguaçu no domingo.

O Atle-Tiba será na 4ª rodada da Primeira Taça na Arena da Baixada, em 30 de janeiro. A rodada inicial ainda terá um jogo interessante. Operário e Paraná farão um esquenta para a Série B do Brasileirão. O Paraná foi rebaixado na Série A, enquanto o Operário conquistou o acesso na Série C.

 Athletico Paranaense aposta na força da sua torcida para estrear com vitória no Estadual 2019!Athletico Paranaense / DivulgaçãoAthletico Paranaense aposta na força da sua torcida para estrear com vitória no Estadual 2019!
Regulamento:
Os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada na Primeira Taça. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. A semifinal (1º do A x 2º do A e 1º do B x 2º do B) será definida em partida única. Os donos das melhores campanhas poderão jogar em casa, mas se houver igualdade em campo, a decisão será nos pênaltis. A final será com a mesma fórmula. O finalista que jogará em casa será aquele com a melhor campanha na fase de grupos.

Na Segunda Taça, os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo. A fórmula de disputa, no restante do returno, será praticamente a mesma vista no turno. Na semifinal, a diferença é que o líder do Grupo A pegará o vice-líder do Grupo B e o líder do Grupo B enfrentará o vice-líder do Grupo A.

Caso dois clubes vençam as Taças, o Paranaense ainda terá uma final com jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha, levando em conta apenas a pontuação na fase de grupos da Primeira e da Segunda Taça, poderá decidir em casa. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Agora, se um mesmo clube vencer o turno e o returno será declarado campeão estadual. Enquanto isso, os dois piores colocados na somatória dos pontos serão rebaixados à 2ª divisão.