Portal Eventos
Catarinense Série A
Em 12 de janeiro de 2019 às 02:39

Estadual Catarinense 2019 terá duelos entre campeões Avaí, Criciúma e Joinvile

São três clubes que já deram a vola olímpica pelas Séries B e C do Brasileirão

da Redação -

Santa Catarina - O Campeonato Catarinense, entre os principais Estaduais com clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, será o primeiro a colocar a bola para rolar. A abertura acontecerá na próxima semana, em 16 de janeiro. A edição 2019 do Estadual de Santa Catarina contará com os três campeões nacionais - Avaí, Criciúma e Joinville. O Catarinense é um dos 11 Estaduais com confrontos entre vencedores nas divisões do Brasileirão.

Criciúma e Joinville ostentam títulos em duas divisões. O Tigre foi campeão primeiro da Série B em 2002 e quatro temporadas mais tarde também levantou o troféu da Série C. A estreia do Criciúma já será um aquecimento para a Série B. Afinal, o adversário será o Figueirense em 17 de janeiro, às 20h30, no Heriberto Hülse.

O Joinville, por sua vez, começará sua caminhada fora de casa contra o Brusque no dia 16 de janeiro, às 20h30. A sequência de títulos do Tricolor, no entanto, foi diferente. O JEC foi campeão primeiro da Série C em 2011 e, em 2014, conquistou o segundo escalão nacional. Já o Avaí, em 1998, foi o primeiro clube do estado a ser campeão nacional.

O Avaí garantiu o acesso e o título da Série C. Na próxima quinta-feira, às 20h30, o Leão dará seu primeiro passo no Catarinense ao receber o Metropolitano no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Na 2ª rodada, o Avaí fará confronto de campeões contra o Joinville. Na 6ª rodada, o Avaí receberá o Criciúma. Enquanto isso, o embate entre Joinville e Criciúma será na 8ª rodada.

 Joinville, campeão das Séries B e C, enfrentará outros vencedores nacionais pelo Catarinense 2019!Joinville / DivulgaçãoJoinville, campeão das Séries B e C, enfrentará outros vencedores nacionais pelo Catarinense 2019!
Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão em turno e returno no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançarão de fase. Enquanto isso, os dois piores colocados serão rebaixados.

As semifinais (1ºx4º e 2ºx3º) serão definidas em jogo único, assim como a final. Em caso de empate no mata-mata haverá pênaltis. O mando de campo da final será do clube melhor classificado ao término da Primeira Fase.

O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2020. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2020.