Portal Eventos
Brasiliense 1ª Divisão
Em 11 de janeiro de 2019 às 16:17

Candangão, mesmo sem clubes nas Séries A, B ou C, terá duelo de campeões nacionais

Competição contará com clubes campeões nas Séries B e C durante a edição 2019

da Redação -

Distrito Federal - O Campeonato Brasiliense, entre os 11 Estaduais que terão confrontos de campeões nacionais, é o único que não contará com clubes nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro em 2019. Brasiliense e Gama, os maiores clubes do Distrito Federal, são aqueles que já deram a volta olímpica pelas divisões do Brasileirão. O Campeonato Brasiliense começará em 26 de janeiro.

O Gama foi o primeiro clube do Distrito Federal a levantar um título nacional. O Periquito garantiu a Série B em 1998. O Brasiliense, por sua vez, ostenta a conquista da Série C de 2002. Dois anos depois, o Jacaré também abocanhou o segundo escalão nacional.

O clássico verde e amarelo entre Gama e Brasiliense será visto na 9ª rodada do Candangão 2019. O Jacaré, antes, estreará contra o Santa Maria no Mané Garrincha, em Brasília, em 26 de janeiro, às 16h30. Já o Gama, no dia seguinte, às 16h30, terá pela frente o Bolamense no Bezerrão.

 Brasiliense foi campeão da Série C e duas temporadas depois levou também a Série B!Brasiliense / DivulgaçãoBrasiliense foi campeão da Série C e duas temporadas depois levou também a Série B!
Regulamento:
Os 12 clubes, na Primeira Fase, se enfrentarão em turno único. Os dois piores colocados serão rebaixados. Já os oito melhores colocados estarão garantidos nas quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).

Os donos das melhores campanhas terão a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais. O mesmo acontecerá na semifinal.

Já a final terá as duas partidas no Mané Garrincha e, com isso, não haverá vantagem. Em caso de resultados iguais, a decisão será nos pênaltis.

O campeão e o vice terão vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil. As vagas para a Copa Verde ficarão com o 3º e 4º colocados.

 
"