Portal Eventos
Copa da Ásia
Em 09 de janeiro de 2019 às 01:48

Presente na edição 2019, Coreia do Norte não vence na Copa da Ásia desde a década de 80

Já são dez derrotas e só dois empates desde o último triunfo no torneio de seleções

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Coreia do Norte foi goleada pela Arábia Saudita, por 4 a 0, na última terça-feira, pela estreia no Grupo E da Copa da Ásia. O resultado em si, porém, não foi nenhuma surpresa. Afinal, os norte-coreanos não vencem no torneio desde a década de 80, segundo levantamento do Sr. Goool. Já são dez derrotas e só dois empates no período.

A derradeira vitória da Coreia do Norte na Copa da Ásia foi no longínquo 25 de setembro de 1980, quando venceu a China, por 2 a 1, no Kuwait pela última rodada do Grupo A da Primeira Fase. Naquela oportunidade, os norte-coreanos se classificaram na vice-liderança do grupo, mas perderam as semifinais para a Coreia do Sul (2 a 1) e a disputa do 3º lugar para o Irã (3 a 0).

De lá para cá, a Coreia do Norte ainda empatou uma e perdeu duas na edição de 1992, assim como na de 2011. Já em 2015, os norte-coreanos sofreram três derrotas em três jogos. A Coreia do Norte disputa a competição pela quinta vez e tem o 4º lugar de 1980 como sua melhor participação.

 Coreia do Norte foi goleada pela Arábia Saudita e aumentou seu jejum de vitórias na Copa da Ásia!AFC / DivulgaçãoCoreia do Norte foi goleada pela Arábia Saudita e aumentou seu jejum de vitórias na Copa da Ásia!
O próximo desafio na edição 2019 será no domingo, às 9 horas (horário de Brasília), contra o Qatar pela 2ª rodada do Grupo E. Na Primeira Fase, as seleções enfrentam as rivais do mesmo grupo. As duas melhores de cada grupo e as quatro melhores 3ª colocadas no geral passarão para as oitavas de final.

 
"