Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 05 de janeiro de 2019 às 01:55

Salgueiro é o único clube da Copa do Nordeste 2019 que jamais foi campeão estadual

Torneio regional mudou o regulamento e fase de grupos terá início em 15 de janeiro

da Redação -

Pernambuco - O Salgueiro, entre os 16 clubes classificados à fase de grupos da Copa do Nordeste, é o único que nunca foi campeão estadual, segundo levantamento do Sr. Goool. O Carcará até chegou a bater na trave, mas jamais levantou o troféu. O clube pernambucano ficou no "quase" nas temporadas 2015 e 2017, quando esbarrou em Santa Cruz e Sport, respectivamente.

Vindo da Preliminar após eliminar a Juazeirense, o Salgueiro está no Grupo A e estreará fora de casa contra o Confiança em 16 de janeiro, às 21 horas (horário de Brasília). A edição 2019 começará um dia antes. Se o Carcará jamais deu a volta olímpica em seu estado, o ABC é o recordista de títulos no quesito e também estará no Regional.

 Torcida chegou perto de gritar "é campeão", mas Salgueiro bateu na trave duas vezes!Salgueiro / DivulgaçãoTorcida chegou perto de gritar "é campeão", mas Salgueiro bateu na trave duas vezes!
Atual tricampeão, o Mais Querido acumula nada menos do que 55 voltas olímpicas no Campeonato Potiguar. O Alvinegro começará sua caminhada na Copa do Nordeste em casa contra o Sergipe. O Nordestão 2019 ainda terá outros recordistas de títulos em seus estados. Este é o caso do CSA, atual vencedor e maior ganhador de Alagoas com 38 troféus.

O Bahia defenderá seu título no Estadual e tentará gritar pela 48ª vez na história. Na Paraíba, o maior campeão é o Botafogo (29), mais um presente na Copa do Nordeste. Bicampeão cearense, o Ceará é o recordista do seu estado com 45 feitos. Já o Sergipe tem 35 estaduais. Por fim, o Sampaio Corrêa se apresenta como maioral no Maranhão (33).

Enquanto isso, só dois estados não contam com seus recordistas. Pernambuco não terá o Sport, dono de 41 títulos. Santa Cruz (29) e Náutico (22) representarão o estado, assim como o Salgueiro. A outra exceção é o Piauí. Lá o maior campeão é o Ríver (30). O participante do estado, no entanto, é o atual bicampeão. Trata-se do Altos.

Regulamento:
Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Preliminar - serão divididos em dois grupos de oito clubes cada na Primeira Fase. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados de cada chave avançarão às quartas de final.

No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis.

O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.