Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 01 de dezembro de 2018 às 10:02

Junior é apenas o 3º colombiano a brigar pelo título da Sul-americana e o 28º finalista na história

Das quatro vezes que esteve na final do torneio, a Colômbia venceu apenas uma

da Redação -

São Paulo - A Colômbia decidirá o título da CONMEBOL Sul-americana pela quinta vez e buscará seu segundo título. O Junior, no entanto, será apenas o terceiro colombiano na decisão. Após eliminar o compatriota Santa Fe, o representante de Barranquilla medirá forças ante o Atlético Paranaense, algoz do Fluminense. O primeiro jogo será no Metropolitano Roberto Melendez e a volta acontecerá na Arena da Baixada.

Das quatro vezes que esteve na final, a Colômbia venceu apenas uma. O Santa Fe foi campeão em 2015 ante o argentino Huracán. Já o Atlético Nacional ficou com o vice em 2002, primeira edição do torneio, no duelo contra o San Lorenzo, em 2014 diante do River Plate e em 2016 contra a Chapecoense. Há dois anos, o Atlético Nacional abriu mão da disputa e do título por conta do acidente aéreo com a delegação do clube catarinense.

O Junior chega à final um ano após fazer sua melhor participação na Sul-americana. Em 2017, os Tiburones caíram nas semifinais para o Flamengo, que seria vice-campeão contra o Independiente. O Junior terminou na 3ª colocação e, agora, poderá se tornar o 15º campeão da história da Sul-americana. Apenas os argentinos Boca Juniors (2004 e 2005) e Independiente (2010 e 2017) venceram o torneio em mais de uma oportunidade.

 Junior disputará sua primeira final e brigará pelo título da Sul-americana ante o Atlético Paranaense!Junior / Site OficialJunior disputará sua primeira final e brigará pelo título da Sul-americana ante o Atlético Paranaense!
Não por acaso, a Argentina lidera o ranking com oito conquistas. O Brasil soma três títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Libertadores e a Recopa Sul-americana. Entre os clubes há também San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015) e Chapecoense (2016) com uma conquista cada.

O Junior chegou à Sul-americana através da Libertadores - foi eliminado no grupo que classificou Palmeiras e Boca Juniors. A caminhada para a final começou ante o argentino Lanús. Colón-ARG, Defensa y Justicia-ARG e Santa Fe-COL também foram eliminados. A campanha dos colombianos tem cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), um empate como visitante e duas derrotas longe da torcida, além de nove gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 66,7%.