Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 25 de novembro de 2018 às 11:13

Paysandu toma cinco em casa e vira recordista de rebaixamentos na Série B de pontos corridos

Papão se juntou a ABC e Vila Nova com três descensos na divisão desde 2006

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pará - O Paysandu pegou a última vaga do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro ao apanhar de 5 a 2, de virada, do Atlético Goianiense em pleno Estádio da Curuzu, em Belém, no último sábado pela 38ª e última rodada. Antes do Bicolor, Sampaio Corrêa, Juventude e Boa Esporte já haviam caído para a Série C. Pior! O Papão se tornou o recordista de rebaixamentos na divisão ao longo dos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool.

Esta foi a terceira queda do Paysandu para o terceiro escalão nacional desde 2006. No primeiro ano do atual formato, aliás, o clube paraense foi rebaixado no 17º lugar. O segundo tropeço aconteceu em 2013 no 18º lugar. Agora, o Paysandu se despediu na 17ª colocação com 43 pontos, três a menos do que o primeiro rival fora da zona do rebaixamento.

Com três descensos, o Papão iguala os também recordistas ABC e Vila Nova. Ao todo 37 clubes já foram rebaixados desde 2006. Enquanto isso, Sampaio Corrêa, Juventude, Boa Esporte, Santa Cruz, Guarani, CRB, Ipatinga, América de Natal e Icasa caíram duas vezes cada. Luverdense, Náutico, São Raimundo, Paulista, Santa Cruz, Remo, Ituano, Marília, Criciúma, Gama, Fortaleza, Campinense, Brasiliense, Santo André, Salgueiro, Duque de Caxias, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano, ASA, Portuguesa, Macaé, Boa Esporte, Mogi Mirim, Joinville, Tupi e Bragantino têm um descenso cada.

 Paysandu não fez valer a força da sua torcida, perdeu em casa e foi rebaixado de novo na Série B!Jorge Luiz / PaysanduPaysandu não fez valer a força da sua torcida, perdeu em casa e foi rebaixado de novo na Série B!
Em relação aos estados, 16 acumulam, ao menos, um degolado na Série B de pontos corridos. São Paulo lidera com 12 quedas, ante cinco de Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Pernambuco e Pará somam quatro, um a mais do que Goiás, Alagoas e Ceará. Enquanto isso, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Maranhão têm dois descensos cada. Já Amazonas, Paraíba e Mato Grosso desceram uma vez cada à Série C.

A campanha bicolor foi de dez vitórias (sete em casa e três fora), 13 empates (seis como mandante e sete como visitante) e 15 derrotas (seis ao lado da torcida e nove fora), além de 42 gols a favor e 53 tentos tomados. Aproveitamento de 37,7%. O Paysandu, que chegou a ficar seis rodadas no G4 ao longo da Série B, passou 12 na zona da degola. O Paysandu estava fora da Série C desde 2014 e, na próxima temporada, reencontrará o eterno rival Remo.

Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:

2006

Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO

2007

Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP

2008

Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL

2009

Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN

2010

Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2011

Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ

2012

CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP

2013

Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL

2014

Portuguesa-SP, Vila Nova-GO, Icasa-CE e América de Natal-RN

2015

Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP

2016

Joinville-SC, Tupi-MG, Bragantino-SP e Sampaio Corrêa-MA

2017

ABC-RN, Náutico-PE, Santa Cruz-PE e Luverdense-MT

2018

Boa Esporte-MG, Juventude-RS, Sampaio Corrêa-MA e Paysandu-PA