Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Feminino
Em 16 de novembro de 2018 às 10:27

Libertadores Feminina terá recordista de participações e quatro novatos em 2018

Entre os estreantes há um clube brasileiro e um uruguaio vencedor no torneio masculino

da Redação -

Amazonas - A Libertadores Feminina 2018 começará no domingo com o recordista de participações e quatro novatos. Se o Colo-Colo disputará o torneio pela oitava vez em dez edições, Iranduba, Peñarol, Atlético Huila e Flor de Patria estrearão no torneio sul-americano, segundo levantamento do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas.

Primeiro clube que ousou acabar com a supremacia dos brasileiros, o Colo-Colo disputará pela oitava vez seguida a Libertadores Feminina. O clube chileno só esteve fora das duas primeiras edições em que o Everton representou seu país. Campeão em 2012 em cima do Foz Cataratas, o Colo-Colo amargou o vice em 2011 contra o São José, em 2015 ante a Ferroviária e em 2017 diante do Osasco Audax.

Entre os participantes da temporada 2018, o paraguaio Cerro Porteño também é figurinha carimbada na Libertadores Feminina com cinco participações, uma a mais do que Santos e Sport Girls. Ao contrário das peruanas, as Sereias da Vila ostentam os títulos de 2009 e 2010. UAI Urquiza, da Argentina, e Unión Española, do Equador, estão pela terceira vez na competição.

O atual campeão Osasco Audax, por sua vez, defenderá o título em sua segunda participação, assim como o Deportivo ITA. Brasileiras e bolivianas só superam as novatas. O Iranduba é o dono da casa. O Peñarol, apesar de ser bastante conhecido no futebol masculino e ostentar cinco títulos na categoria, irá debutar no feminino. Atlético Huila, da Colômbia, e Flor de Patria, da Venezuela, também jogarão pela primeira vez.

 Iranduba, dona da casa, será um dos clubes estreantes na Libertadores Feminina 2018!Michel Dantas / ALLSPORTSIranduba, dona da casa, será um dos clubes estreantes na Libertadores Feminina 2018!
Campeões!
A Libertadores Feminina foi criada em 2009 e só em duas oportunidades não houve título brasileiro. O Colo-Colo, do Chile, foi o melhor em 2012, enquanto o Sportivo Limpeño, do Paraguai, festejou em 2016. O São José é o recordista de troféus (2011, 2013 e 2014) com o Santos logo atrás (2009 e 2010). Ferroviária (2015) e Osasco Audax (2017) também levantaram a taça. O Osasco Audax, no ano passado, tinha uma parceria com o Corinthians que, inclusive, atuou com sua camisa alvinegra, mas a parte administrativa do contrato era do clube de Osasco que ficou com a taça e o direito de brigar pelo bi.

Regulamento:
Os 12 clubes serão separados em três grupos com quatro times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. O líder de cada grupo avançará, assim como o melhor 2º colocado no geral.

Nas semifinais, o líder do Grupo A pegará o líder do Grupo B, enquanto o líder do Grupo C enfrentará o 2º melhor colocado no geral. Em jogo único, os vencedores disputarão a final, enquanto os perdedores brigarão pelo 3º lugar. Em caso de empate, haverá pênaltis.