Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 08 de novembro de 2018 às 16:39

Nordeste poderá encerrar jejum e subir dois clubes pela quarta vez na Série B de pontos corridos

Sem falar que a região garantiu acesso pela 11ª temporada em 13 edições com o atual formato

da Redação -

Ceará - O Nordeste poderá encerrar um curto jejum na Série B do Campeonato Brasileiro. Desde 2015, a região não consegue colocar dois clubes na Série A. Na atual temporada, o líder Fortaleza já carimbou o passaporte e há ainda a possibilidade do vice-líder CSA também garantir presença na elite em 2019. O Azulão acumula 58 pontos, quatro a mais do que o 5º colocado, e poderá confirmar o acesso já neste sábado, às 17 horas, contra o Atlético Goianiense no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 36ª rodada.

Ao longo dos pontos corridos, os nordestinos subiram mais de um clube em três oportunidades. Na primeira vez, em 2006, foram três clubes. Os pernambucanos Sport e Náutico ganharam a companhia do potiguar América de Natal. O Nordeste só voltaria a obter mais de um acesso, em 2011, novamente com Sport e Náutico. Já em 2015, o Santa Cruz subiu ao lado do Vitória.

Sem falar que a região festejou acessos em 11 das 13 edições de pontos corridos. As exceções foram em 2008, que teve Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP nas quatro primeiras colocações, e 2014, com os acessos de Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC.

 CSA terá o apoio da torcida para buscar o inédito acesso à Série A de pontos corridos!Gustavo Henrique / RCortez / AscomCSA terá o apoio da torcida para buscar o inédito acesso à Série A de pontos corridos!
O Fortaleza disputará a Série A de pontos corridos pela quarta vez, enquanto o CSA tentará a primeira oportunidade na elite nacional desde 2003. CRB e Sampaio Corrêa, outros nordestinos na atual Série B, lutam contra o rebaixamento.

O recordista, entre os representantes da região, é o Vitória com dez participações, uma a mais do que o Sport. O Bahia, por sua vez, soma sete. Todos os três clubes estão no Brasileirão 2018. O Náutico, enquanto isso, esteve na principal divisão nacional em cinco oportunidades, enquanto o Ceará disputa pela terceira vez. Houve ainda as presenças de Santa Cruz (2) e América de Natal (1).

Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:

2006

Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN

2007

Coritiba-PR Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA

2008

Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP

2009

Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO

2010

Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG

2011

Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP

2012

Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA

2013

Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC

2014

Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC

2015

Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG

2016

Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA

2017

América Mineiro-MG, Internacional-RS, Ceará-CE e Paraná-PR

2018

Fortaleza-CE