Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 06 de novembro de 2018 às 16:11

Com Paraná rebaixado, Brasileirão poderá voltar a ter só um clube do estado em 2019

Desde a criação dos pontos corridos, estado contou com apenas um representante em duas oportunidades

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - O Paraná é o primeiro clube rebaixado na Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor caiu com seis rodadas de antecedência e, pelo cenário atual, o estado poderá ficar com apenas um integrante na elite da próxima temporada. Tal fato aconteceu só duas vezes nos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. A última foi em 2012. No momento, o Atlético Paranaense é o clube que mais tem chances de jogar a próxima edição da Série A.

 Paraná foi rebaixado com seis rodadas de antecedência e volta à Série B um ano após o acesso!Paraná / DivulgaçãoParaná foi rebaixado com seis rodadas de antecedência e volta à Série B um ano após o acesso!
O Furacão aparece na 9ª colocação com 43 pontos, perto do número mágico para escapar do descenso. Considerando a pontuação do 16º colocado de 2006 para cá, a média é de 44 pontos. O rival Coritiba, por sua vez, deverá ficar mais um ano na Série B. O Coxa ocupa o 10º lugar com 46 pontos, dez a menos do que o G4. A esperança poderá ser o Londrina, 6º colocado com 51 pontos.

Caso o Paraná tenha só um clube na elite, o estado voltará ao patamar de 2012. Há seis anos, o Coritiba era o único representante paranaense na Série A. Atlético e Paraná estavam na Série B. O Coxa, até ser rebaixado em 2017, ficou sete temporadas ininterruptas na elite. Já a primeira vez que os paranaenses se contentaram com um clube na principal divisão foi em 2010.

Há oito anos, o Atlético foi o único representante do estado. Paraná e Coritiba disputavam a Série B na oportunidade. O Rubro-negro está na Série A desde 2013. O Paraná, por sua vez, atuou na Série A entre 2003 e 2007 e só voltou à elite na temporada presente. Com apenas 18 pontos, o Paraná já não pode mais alcançar o Sport que chegou a 36. É verdade que restam seis rodadas e 18 pontos em disputa, mas o Paraná chegaria, no melhor dos cenários, a só nove vitórias, enquanto os pernambucanos já triunfaram dez vezes. Esta foi a sexta vez que o clube paranaense esteve no Brasileirão desde 2003.

Dias contados...

O Paraná só não esteve na zona de rebaixamento durante a 1ª rodada. São 31 vezes na degola. Sem falar que o clube de Curitiba amargou a lanterna em 23 oportunidades. O Paraná é o pior clube do Brasileirão desde a 17ª rodada. São apenas três vitórias em casa, nove empates (oito como mandante e um como visitante) e nada menos do que 20 derrotas (cinco ao lado da torcida e 15 fora), além de 14 gols a favor e 51 tentos tomados. Aproveitamento de 18,8%. Os paranistas são aqueles com mais derrotas, menos vitórias e o pior ataque.

O lanterna não vence há 18 jogos, sendo 13 derrotas e cinco empates. São mais de três meses sem comemorar. O último triunfo ocorreu em 22 de julho pela 14ª rodada - 1 a 0 sobre o América Mineiro. A boa notícia, se é que existe após o rebaixamento confirmado, é que o Paraná voltará a enfrentar o América Mineiro, sua última vítima, no próximo sábado, às 17 horas, pela 33ª rodada no Estádio Independência, em Belo Horizonte.