Portal Eventos
Notícias
Em 20 de maio de 2013 às 07:02

Dois campeões estaduais estão fora das Séries A, B, C e D do Brasileirão

Séries A e D conseguiram a maioria dos vencedores estaduais na temporada 2013

da Redação -

Espírito Santo - Desportiva Capixaba e CENE conquistaram, respectivamente, os Campeonatos Capixaba e Sul-mato-grossense na temporada 2013. Mesmo assim, a dupla não disputará as Séries A, B, C ou D do Brasileirão. Dos 18 campeões estaduais, apenas os dois estão fora das disputas nacionais.

No Campeonato do Espírito Santo, a vaga para a Série D é concedida ao melhor clube da Preliminar, no caso o Aracruz - vice-campeão estadual. Enquanto isso, o campeão sul-mato-grossense dá vaga para a última divisão nacional do ano seguinte. Assim, o CENE garantiu presença na Série D de 2014. O representante do Estado, em 2013, será o Águia Negra.

Com a maioria dos Estaduais encerrados, não há mais clubes das Séries A e B em atividade. Da Série C, apenas Treze, no Paraibano, e Sampaio Corrêa, no Maranhense, ainda sonham com o título estadual. Dos campeões já confirmados até aqui, oito são da Série A.

Destaque para o tetracampeonato do Coritiba no Paranaense e para o fim do jejum do Criciúma, que não faturava o Catarinense desde 2005. O número pode ser maior se for considerado o título da Poruguesa na Série A2 do Paulistão.

A decepção fica por conta da Série B. Apenas dois clubes do segundo escalão nacional (Ceará e Paysandu) deram a volta olímpica. O mesmo número foi registrado na Série D com o bi do Parnahyba, em Piauí, e o título do Potiguar, no Rio Grande do Norte. Na Série C, a quantidade de campeões chegou a quatro (CRB, Brasiliense, Cuiabá e Santa Cruz).

Ao longo da temporada ainda sairão os vencedores do Acre, Amapá - que ainda não começou -, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Confira todos os campeões estaduais separados pelas séries do Brasileirão:

SÉRIE A (8 clubes)

BAIANO
Vitória

CARIOCA
Botafogo

CATARINENSE
Criciúma

GAÚCHO
Internacional

GOIANO
Goiás

MINEIRO
Atlético Mineiro

PARANAENSE
Coritiba

PAULISTA
Corinthians

SÉRIE B (2 clubes)

CEARENSE
Ceará

PARAENSE
Paysandu

SÉRIE C (4 clubes)

ALAGOANO
CRB

BRASILIENSE
Brasiliense

MATO-GROSSENSE
Cuiabá

PERNAMBUCANO
Santa Cruz

SÉRIE D (2 clubes)

PIAUIENSE
Parnahyba

POTIGUAR
Potiguar