Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 19 de setembro de 2018 às 01:50

Paysandu entra na zona de rebaixamento e Série B corre risco de voltar a ficar sem clubes do Norte

Tal fato não acontece desde 2014 quando o próprio Papão teve que disputar a Série C

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pará - A situação do Paysandu se complicou um pouco mais após o Juventude surpreender e vencer o Atlético Goianiense, em Goiânia, por 1 a 0, na última terça-feira pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo gaúcho colocou provisoriamente o Papão na zona de rebaixamento. Com a ameaça real, o segundo escalão nacional corre o risco de voltar a ficar sem representante do Norte.

Tal fato não acontece desde 2014, segundo levantamento do Sr. Goool. Naquela oportunidade, o Paysandu tinha voltado à Série C após o rebaixamento em 2013. O Papão, contudo, fez bate e volta e subiu com o vice-campeonato. O Bicolor está no segundo escalão nacional desde 2015. Nos pontos corridos, a Série B ainda ficou sem representantes do Norte em 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.

O Paysandu, neste momento, é o único nortista na Série B. A temporada começou com Remo e Atlético Acreano na luta pelo acesso na Série C. Os remistas pararam na fase de grupos, enquanto o Galo chegou às quartas de final, mas acabou eliminado. Sem a dupla, a região fica na torcida pelo Bicolor. A parada, no entanto, não é fácil.

 Paysandu ainda jogará nesta rodada, mas no momento está na zona do descenso da Série B!Fernando Torres / PaysanduPaysandu ainda jogará nesta rodada, mas no momento está na zona do descenso da Série B!
Em 27 rodadas, o Paysandu acumula apenas 30 pontos na 17ª colocação. O clube paraense, no entanto, ainda jogará nesta rodada e poderá deixar a zona do medo. O Papão vai encarar o também ameaçado Criciúma no sábado, às 16h30, no Estádio da Curuzu, em Belém. Como mandante, os paraenses somam 21 pontos em 13 rodadas. Aproveitamento de 53,8%.

No geral, porém, o desempenho cai para 35,8%. São só sete vitórias (seis em casa e uma fora), nove empates (três como mandante e seis como visitante) e nada menos do que 11 derrotas (quatro ao lado da torcida e sete fora), além de 26 gols a favor e 35 tentos tomados.