Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 16 de maio de 2013 às 15:21

Todo clube que eliminou o atual campeão, chegou na decisão da Libertadores

De todos estes algozes, apenas dois ficaram com o vice na competição sul-americana

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Seis vezes campeão da Libertadores, o Boca Juniors já pode começar a sonhar com a final e, quem sabe, igualar o rival Independiente - maior vencedor da competição sul-americana, com sete conquistas. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, todo clube que eliminou o atual vencedor da Libertadores, desde 2005, chegou à final.

Na última quarta-feira, o clube argentino empatou com o Corinthians - atual campeão -, por 1 a 1, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e como havia vencido o jogo de ida, em Buenos Aires, por 1 a 0, carimbou o passaporte para as quartas-de-final. O Boca enfrentará o rival Newell's Old Boys que passou pelo também argentino Vélez Sarsfield.

A saga dos clubes que se deram bem em cima do atual campeão começou já em 2006, quando o Internacional bateu o São Paulo - vencedor da temporada 2005 -, na decisão. O Fluminense, por sua vez, não obteve o título, mas chegou à final de 2008 ao eliminar o Boca Juniors - campeão em 2007 - na semifinal. Na decisão, o Tricolor carioca perdeu a taça para a LDU.

O Internacional voltou a se dar bem em cima de um campeão em 2010, quando passou pelo Estudiantes nas quartas-de-final. O time argentino vinha do título de 2009. Em 2011, o Peñarol eliminou o próprio Internacional nas oitavas-de-final e ficou com o vice-campeonato ao cair diante do Santos.

E como o mundo da bola dá voltas, o Santos - campeão em 2011 -, foi eliminado pelo Corinthians nas semifinais da Libertadores 2012. Campeão pela primeira vez em 2012, o Timão não conseguiu seguir na briga pelo bi da competição sul-americana ao ser eliminado pelo personagem do início da matéria. O Sr. Goool só levou em conta as eliminações no mata-mata da Libertadores.

Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.

Confira o desempenho dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:

São Paulo (campeão em 2005)
Vice-campeão em 2006

Internacional (campeão em 2006)
Eliminado na Segunda Fase em 2007

Boca Juniors-ARG (campeão em 2007)
Eliminado na Semifinal em 2008

LDU-EQU (campeão em 2008)
Eliminado na Segunda Fase em 2009

Estudiantes-ARG (campeão em 2009)
Eliminado nas Quartas-de-final em 2010

Internacional (campeão em 2010)
Eliminado nas Oitavas-de-final em 2011

Santos (campeão em 2011)
Eliminado na Semifinal em 2012

Corinthians (campeão em 2012)
Eliminado nas Oitavas-de-final em 2013