Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 10 de julho de 2018 às 00:30

Treze, Imperatriz e Ferroviário! Nordeste faz história com três acessos na Série D

Nenhuma outra região subiu tantos clubes em uma mesma edição da última divisão nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Ceará - O gaúcho São José pode ser o melhor clube da Série D do Campeonato Brasileiro, mas o Nordeste mandou e desmandou na última divisão nacional. Tanto é verdade que a região fez história ao conquistar três acessos na edição 2018. O Zequinha foi o "intruso" entre o paraibano Treze, o maranhense Imperatriz e o cearense Ferroviário. Nenhuma outra região conseguiu tal façanha na competição de 2009 para cá.

O próprio Nordeste já havia batido na trave. Em 2012, o maranhense Sampaio Corrêa foi campeão invicto e a Série D ainda teve o acesso do potiguar Baraúnas. Na temporada seguinte, o paraibano Botafogo deu a volta olímpica e o pernambucano Salgueiro subiu para a Série C. Há dois anos, os nordestinos festejaram mais dois acessos com CSA, de Alagoas, e Moto Club, do Maranhão. Houve ainda os acessos do potiguar Globo e do baiano Juazeirense em 2017.

Outras duas regiões conseguiram também dois acessos. O Sul subiu o gaúcho Brasil e o paranaense Londrina em 2014. Há sete anos, o Sudeste festejou os acessos do mineiro Tupi e do paulista Oeste. Já em 2016, o Sudeste viu o Volta Redonda, do Rio de Janeiro, e o São Bento, de São Paulo, chegarem à Série C.

 Treze voltou à Série C e ainda engrossou a lista de nordestinos que conquistaram o acesso na Série D!Treze / DivulgaçãoTreze voltou à Série C e ainda engrossou a lista de nordestinos que conquistaram o acesso na Série D!
Acessos nordestinos!
O Ferroviário, fora da Série C desde 2006, subiu de divisão com cinco vitórias (duas em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e uma derrota fora, além de 19 gols a favor e 14 tentos tomados. Aproveitamento de 58,3%. Antes do Campinense, o Tricolor já havia eliminado no mata-mata o Cordino na Segunda Fase e o Altos nas oitavas de final.

O Treze, por sua vez, estava fora da Série C desde 2014, quando foi rebaixado na vice-lanterna do Grupo A. O acesso do Galo foi obtido com seis vitórias (quatro em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 23 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 63,9%. No mata-mata, o Treze passou por URT, Iporá e Caxias.

Enquanto isso, o Imperatriz conseguiu subir com seis vitórias (cinco em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 20 gols anotados e dez tomados. Aproveitamento de 58,3%. O Imperatriz estava fora da Série C desde 2007. O Ferroviário vai encarar o São José, melhor clube da Série D, nas semifinais. O outro duelo será entre Treze e Imperatriz.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE

2015

Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA

2017

Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA

2018

São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE