Portal Eventos
Paulistão Série A3
Em 21 de abril de 2018 às 12:52

Portuguesa Santista e clube sem estádio garantem acesso à Série A2 e farão a final na Série A3 Paulista

Briosa volta ao segundo escalão estadual após nove anos e Falcão irá debutar

da Redação -

São Paulo - Portuguesa Santista e Atibaia superaram os outros 18 adversários e conquistaram o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista. Os rivais, em partida única, ainda decidirão o título da Série A3 com mando de campo do Atibaia por ter feito melhor campanha ao longo de toda a competição. A Briosa estava fora do segundo escalão estadual há quase uma década, enquanto o Falcão irá debutar no último estágio da elite. O acesso do Atibaia, aliás, corre perigo. Afinal, o clube do interior já viveu situação semelhante em 2015.

O Atibaia não manda jogos no Estádio Salvador Russani desde 2015. Naquela oportunidade, aliás, o Falcão até conquistou o acesso, mas perdeu a vaga após não aumentar a capacidade da sua casa de três para oito mil lugares. Desde então, o Atibaia tem jogado por todos os cantos do interior. A preferência para esta temporada foi por Indaiatuba, cidade em que superou o Capivariano, neste sábado, e confirmou o acesso com o triunfo, por 3 a 2. Na ida, o clube já havia vencido o rival de Capivari por 3 a 1.

De acordo com o Regulamento Geral das Competições (RGC), "os clubes que necessitem de reforma, ampliação ou construção deverão solicitar ao Departamento de Infraestrutura da FPF que contrate empresa especializada para a emissão de laudo atestando a data de conclusão da obra". O parágrafo 6 vai além: "os Clubes que não atenderem a qualquer dos requisitos previstos no caput, no § 1º e/ou no § 2º deste artigo não poderão disputar a Competição da Divisão para a qual ascenderiam e darão lugar ao Clube melhor colocado da Divisão inferior, dentre aqueles que não haviam se classificado".

Fundado em 2005, o Sport Club Atibaia disputou a Segundona Paulista (equivalente a 4ª e última divisão) até 2014, quando obteve o acesso com o vice-campeonato. A campanha nesta temporada não teve sobressaltos. Desde o início o Atibaia brigou pelo acesso. Não por acaso, foram 15 vitórias (oito em casa e sete fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e três derrotas (uma ao lado da torcida e duas fora), além de 39 gols a favor e 23 tomados.

Força rubro-verde!
A Portuguesa Santista também sempre esteve no alto da classificação. Tanto é verdade que a Briosa garantiu a melhor campanha da Primeira Fase. E o sucesso das fases anteriores ajudou no acesso ante o Barretos com empates, por 2 a 2 e 1 a 1. O acesso, após nove longos anos, foi garantido com 14 triunfos (oito em casa e seis fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 38 gols a favor e 18 tentos tomados (melhor defesa). Aproveitamento de 72,5%.

 Portuguesa Santista não deu chances aos adversários da Série A3 e conquistou o acesso à Série A2 Paulista!Alberto Ferreira / Portuguesa SantistaPortuguesa Santista não deu chances aos adversários da Série A3 e conquistou o acesso à Série A2 Paulista!
A Rubro-verde tem muito mais história do que o Atibaia. Fundada em 20 de novembro de 1917, a Portuguesa Santista chegou a disputar a Segundona entre 2011 e 2016, quando garantiu o acesso com direito a título. A Briosa estava fora da Série A2 desde 2009. No segundo escalão nacional são 21 edições e o título de 1964. Agora, a meta passa a ser a Série A1 que não é jogada desde 2006. Antes, porém, a final da Série A3.