Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 21 de abril de 2018 às 09:50

Copa do Brasil fica sem seus recordistas de público e tentará melhorar média com os clubes da Libertadores

Em 90 jogos, até aqui, a Copa do Brasil registra média modesta de 5.355 pagantes

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil chega às oitavas de final sem ter engrenado nas arquibancadas. A aposta do torneio nacional é que as forças vindas da Libertadores aumente a média de público. Em 90 jogos, até aqui, a Copa do Brasil registra média modesta de 5.355 pagantes, segundo levantamento do Sr. Goool, e total de 471.240 espectadores. Para piorar, a competição perdeu seus dois recordistas de público.

O Vila nova foi surpreendido pelo Ferroviário na Terceira Fase. O clube goiano, no entanto, ainda detém o maior público (28.751) e a melhor média (19.853) da edição 2018. Outro que rodou foi o vice-líder São Paulo, eliminado pelo Atlético Paranaense. O Tricolor paulista conseguiu média de 18.163 fãs e, no jogo da eliminação, obteve a segunda melhor marca do torneio (27.812).

A Copa do Brasil tem apenas três públicos acima de 20 mil pagantes e 15 superior a dez mil torcedores. Isso equivale a só 16,7% do total de duelos. Como se não bastasse, o segundo torneio mais importante do país ainda contabilizou uma partida com menos de 100 testemunhas. Cordino e Náutico foram vistos por 97 heróis. Ao todo, 15 confrontos ficaram abaixo de mil espectadores.

 Vila Nova, eliminado na Terceira Fase, ainda tem o maior público e a melhor média da Copa do Brasil!Vila Nova / Site OficialVila Nova, eliminado na Terceira Fase, ainda tem o maior público e a melhor média da Copa do Brasil!
Nas oitavas de final, ao menos, a Copa BR terá alguns dos seus principais clubes. Flamengo e Corinthians, detentores das maiores torcidas do Brasil, estão confirmados e decidirão em casa. O Palmeiras, dono da melhor média de 2018, também jogará a segunda partida ao lado da torcida. Grêmio e o atual campeão Cruzeiro são outros clubes que poderão contribuir para arquibancadas cheias. Há ainda Bahia, Santos, Atlético Mineiro e Vasco, todos da Série A.

Em campo, a Copa do Brasil tem 32 vitórias dos mandantes, 31 triunfos dos visitantes e 27 empates, além de 198 gols, sendo 103 dos donos da casa e 95 dos visitantes. Média de 2,20 tentos por partida. O empate, por 1 a 1, é o resultado mais repetido - 13 vezes. A próxima etapa do torneio nacional começará na próxima semana, em 25 de abril.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Os confrontos serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.