Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 13 de março de 2018 às 10:05

Classificados às quartas de final poderão ser rebaixados no Estadual Amazonense

Única saída será faturar o título do returno e garantir vaga na final da edição 2018

da Redação -

Amazonas - Os Campeonatos Estaduais nos brindam a cada ano com suas pérolas. A atual temporada não é diferente e ainda ganhou um caso bem estranho. No Amazonense, alguns dos clubes classificados às quartas de final poderão ser rebaixados se não forem campeões do 2º turno. O descenso é definido pela classificação geral levando em conta a pontuação dos dois turnos. Como três dos quatro clubes dos grupos avançam ao mata-mata, há a possibilidade de algum participante disputar as quartas de final rebaixado, precisando do título para evitar a queda.

Após duas das três rodadas do 2º turno serem disputadas, São Raimundo e Manicoré amargaram a zona do descenso. O Tufão, que desencantou após quase dois anos sem vencer no Estadual, garantiu sua classificação ao mata-mata no Grupo B ao superar o Fast Clube - campeão do turno -, por 1 a 0. O São Raimundo tem quatro pontos em seu grupo e seis no geral.

Já o Manicoré soma cinco pontos na classificação geral. No Grupo A, apesar da derrota para o Princesa do Solimões, o Bacurau do Madeira tem três pontos na vice-liderança. O Manicoré enfrentará o Penarol na última rodada precisando de um simples empate para se garantir nas quartas de final. A importância de ser campeão do returno é explicada pelo caso do Fast Clube.

Campeão imune!
Líder do Grupo B no turno, o Fast Clube foi campeão, nos pênaltis, em cima do Penarol. No returno, no entanto, o clube relaxou. Ao ser derrotado pelo Tufão no último domingo, o Tricolor do Boulevard parou na lanterna do Grupo B sem pontuar. Na classificação geral, o Fast tem os mesmos seis pontos do vice-lanterna São Raimundo. Acontece que o clube de Manaus não pode ser rebaixado por ter sido campeão do turno e já ter vaga garantida na final do Estadual 2018.

"O Regulamento no artigo 10 é bem claro, quando normatiza que os disputantes da final, serão denominados de CAMPEÃO e VICE-CAMPEÃO, portanto não fazem parte da classificatória de índice técnico para determinar os rebaixados. No artigo 11 está normatizado a exceção, pois se o vencedor do primeiro turno for o mesmo campeão do segundo turno, não haverá partida final, portanto será apenas nominado o CAMPEÃO", explicou a Federação Amazonense de Futebol (FAF) por meio da sua ouvidoria.

"No §2º do artigo 12 está muito bem claro a forma de classificação para determinar os rebaixados; para o primeiro caso (artigo 10), do terceiro ao oitavo lugar, se ocorrer o fato do artigo 11, será do 2º ao 8º lugar. Os pontos para a contagem da classificação após a decisão do campeão e vice campeão, serão apenas os conseguidos na fase classificatória", completou a entidade.

A 3ª e última rodada do 2º turno começará a ser disputada nesta quarta-feira, às 21 horas, no Estádio Ismael Benigno, em Manaus. O atual campeão Manaus, líder do Grupo B no returno, receberá o Fast Clube. Os outros duelos acontecerão no sábado e no domingo. Uma coisa é certa, o rebaixamento terá que esperar pela definição do mata-mata do Estadual Amazonense.