Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 11 de março de 2018 às 21:07

Xarás de clubes do Brasileirão, campeões e algoz de campeão estão entre os rebaixados nos Estaduais

Estaduais 2018 fizeram novas vítimas e aumentaram a lista para 23 rebaixados em 13 estados

da Redação -

São Paulo - O domingo foi de lamentações e choro para torcedores de seis clubes dos Campeonatos Gaúcho, Mineiro e Paulista. Os Estaduais 2018 fizeram novas vítimas e aumentaram a lista para 23 rebaixados em 13 estados. Cruzeiro e São Paulo estão entre os degolados. Calma! São só os xarás do Rio Grande do Sul. A lanterna do Gauchão ficou com o São Paulo, dono de apenas seis pontos em 11 rodadas. O clube do interior amargou o descenso com apenas uma vitória, três empates e sete derrotas, sendo a última, em casa, para o Brasil, por 2 a 1.

Campeão em 1933, o clube de Rio Grande estava na elite desde 2014. As campanhas de lá para cá, no entanto, foram modestas. O melhor desempenho ocorreu em 2016 com o 6º lugar. O que chama a atenção é que o São Paulo deixa a elite tendo tomado mais gols do que feito em todas as últimas cinco temporadas. Neste ano, por exemplo, o clube do interior anotou quatro gols, mas sofreu 12. A síndrome do ataque inoperante e da defesa furada começou em 2014 (17 a 20), passou por 2015 (12 a 19), esteve em 2016 (17 a 23) e chegou a 2017 (11 a 16). No total foram 61 gols a favor e 90 contra.

Presente na elite do Gauchão desde 2011, o Cruzeiro também foi rebaixado. E olha que o Estrelado é um dos campeões do Estadual (1929). Na atual temporada, no entanto, o Cruzeiro não foi nada bem. A derrota, por 1 a 0, para o Caxias empurrou o clube para a 2ª divisão. Ao todo foram seis tropeços, três empates e duas vitórias. O Cruzeiro esteve apenas três vezes na zona do descenso, tendo entrado definitivamente na penúltima rodada.

 São Paulo foi derrotado pelo Brasil e amargou o rebaixamento na lanterna do Estadual Gaúcho!Brasil / DivulgaçãoSão Paulo foi derrotado pelo Brasil e amargou o rebaixamento na lanterna do Estadual Gaúcho!
Juntinhos!
No Campeonato Mineiro, Democrata e Uberlândia se despediram do Módulo I. Os rivais que conquistaram o acesso lado a lado em 2016 e, agora, voltam para o Módulo II juntinhos. A pior campanha foi do Uberlândia que apostou no "tudo ou nada". A Máquina Verde não teve sequer um empate. Foram três vitórias (duas em casa e uma fora) e oito derrotas (três como mandante e cinco como visitante). A Caldense foi o último algoz (2 a 1). É verdade que o Uberlândia chegou a estar na 4ª colocação durante a 4ª rodada, mas no restante do Estadual, o clube do interior mostrou que era forte candidato ao descenso. Foram seis rodadas na zona do medo, sendo quatro na lanterna.

O Democrata, por sua vez, pode ter caído na penúltima colocação, mas esteve mais vezes entre os dois piores. Foram nove rodadas na degola e três na última colocação. O ponto negativo da Pantera esteve no sistema defensivo. O clube levou nada menos do que 25 gols. Na rodada final, por exemplo, o Democrata apanhou de 7 a 1 do Tupi em Juiz de Fora. Essa foi a sétima derrota. O Democrata ainda teve três vitórias e um empate.

Bate e volta!
Vida curta na elite estadual também para o Santo André. Um ano passo o acesso, o Ramalhão volta para a Série A2 do Paulistão e na última colocação. O Novorizontino foi o responsável por pregar o derradeiro prego no caixão. Interessante notar que o Santo André obteve só uma vitória, justamente contra o atual campeão Corinthians na sexta-feira de carnaval (2 a 1). Houve ainda cinco empates e seis derrotas.

O Linense não pegou o Corinthians por estar no mesmo grupo do Timão, mas foi um dos algozes do Santo André. Ainda assim, o Elefante da Noroeste não conseguiu se segurar. Um dos pontos fracos do Linense foi a defesa, a pior de todo o Paulistão (20). O clube de Lins estava na elite estadual desde 2011. O rebaixamento foi confirmado no apagar das luzes após o Mirassol empatar o jogo e se livrar da queda. O Linense caiu com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Confira os clubes já rebaixados nos Campeonatos Estaduais 2018:

Alagoano

CSE e Santa Rita

Baiano

Atlântico

Capixaba

Doze e São Mateus

Carioca

América e Bonsucesso

Cearense

Tiradentes e Maranguape

Gaúcho

Cruzeiro e São Paulo

Maranhense

Bacabal

Mato-grossense

Dom Bosco e Poconé

Mineiro

Democrata e Uberlândia

Paraense

Cametá

Paulista

Linense e Santo André

Pernambucano

Pesqueira e Belo Jardim

Sergipano

Amadense e Socorrense