Portal Eventos
CONMEBOL Recopa
Em 13 de fevereiro de 2018 às 09:17

Grêmio defenderá superioridade do Brasil ante a Argentina na Recopa Sul-americana

Das cinco finais contra os hermanos, brasileiros ficaram com o título em quatro oportunidades

da Redação -

Rio Grande do Sul - Independiente e Grêmio começarão a decidir o título da Recopa Sul-americana nesta quarta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda. Enquanto os argentinos se credenciaram através do título da CONMEBOL Sul-americana, os brasileiros ganharam a vaga através da conquista da CONMEBOL Libertadores. O Tricolor gaúcho ainda defenderá a superioridade do Brasil ante a Argentina na Recopa.

O torneio sul-americano foi disputado cinco vezes entre hermanos e brasucas. O Brasil levou a melhor em quatro oportunidades. Sem falar que, em 1996, o próprio Grêmio meteu 4 a 1 no Independiente. Aquela edição foi a primeira final entre brasileiros e argentinos e era disputada em partida única. Dois anos depois, o Cruzeiro não deu chances ao River Plate com os triunfos, por 2 a 0, em casa, e 3 a 0, fora.

No século XXI, o Brasil deu mais duas voltas olímpicas em cima da Argentina. O Independiente voltou a ser presa fácil para um clube brasuca e gaúcho. O Internacional, em 2011, levou a melhor sobre o Rojo apesar da derrota na ida, por 2 a 1. A volta, no entanto, teve triunfo colorado, por 3 a 1. Já o Atlético Mineiro bicou o Lanús, em 2014, na Argentina (1 a 0) e no Brasil (4 a 3). O único tropeço brasileiro, por outro lado, aconteceu em 2006 com o São Paulo, derrotado pelo Boca Juniors.

 Recopa Sul-americana tem o Brasil como maior campeão, além de registrar vantagem dos brasileiros ante os argentinos!CONMEBOL / DivulgaçãoRecopa Sul-americana tem o Brasil como maior campeão, além de registrar vantagem dos brasileiros ante os argentinos!
O Grêmio, além de defender a superioridade brasileira, buscará seu segundo título na Recopa. O Independiente, apesar dos dois vices, também tem uma conquista. Campeão da Supercopa em 1994, o Rojo superou o compatriota Vélez Sarsfield, vencedor da Libertadores, na Recopa de 1995. Se a partida de ida será nesta quarta-feira, a volta acontecerá em 21 de fevereiro, às 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Segundo levantamento do Sr. Goool, nas últimas 13 decisões da Recopa, os mandantes do duelo final ficaram com o título nove vezes. O Sr. Goool levou em conta as edições a partir de 2005, quando a Recopa passou a ter partidas de ida e volta. Entre todas estas finais, apenas em 2012 e 2016 houve empate no confronto de ida. Se nove clubes foram campeões em casa, quatro fizeram a festa longe da torcida.

Campeões!
Hoje, o torneio conta com nove títulos do Brasil, oito da Argentina, dois do Equador e do Paraguai, além de uma conquista de Chile, Peru, Uruguai e Colômbia. Se o Boca Juniors é o recordista de títulos da Recopa Sul-americana com quatro voltas olímpicas, Internacional, LDU, Olímpia, São Paulo e River Plate somam duas cada. Já Atlético Mineiro, Corinthians, Santos, Cienciano, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Grêmio, Independiente, Colo-Colo, Nacional-URU e Atlético Nacional têm um título cada.

História!

A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993. A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa CONMEBOL - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da CONMEBOL Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.

Desde a criação da Sul-americana, em 2002, houve 15 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram dez vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da CONMEBOL Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa. Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Sul-americana são 25 edições da Recopa, com 17 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.