Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 16 de janeiro de 2018 às 10:21

Paulistão 2018 começará quarta-feira com Trio de Ferro louco para encerrar longos tabus

Corinthians quer voltar a ser bicampeão, enquanto Palmeiras e São Paulo estão ansiosos para soltar o grito entalado na garganta

da Redação -

São Paulo - O Campeonato Paulista da Série A1, apelidado de Estadual mais competitivo do país, será aberto nesta quarta-feira com um objetivo em comum entre Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O Trio de Ferro quer encerrar longos tabus. O atual campeão Timão, por exemplo, faz tempo que não emenda dois títulos seguidos no torneio. Já Verdão e, principalmente, Tricolor esqueceram como se dá a volta olímpica no estado. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador.

O Corinthians é o maior vencedor do Estadual Paulista com 28 títulos. Sem falar que o Alvinegro do Parque São Jorge já faturou cinco troféus no século XXI, sendo o de 2009 de forma invicta. Mas desde a Democracia Corintiana, o Timão não sabe o que é ser bicampeão. Sócrates, Casagrande e cia. foram os últimos bicampeões no Corinthians durante a dobradinha de 1982 e 1983. Desde então, nada de bicampeonato.

Interessante notar que Palmeiras e São Paulo foram bicampeões neste intervalo alvinegro. Mas a dupla da capital amarga seca de título. O Verdão até foi campeão brasileiro em 2016, mas não comemora no estado desde 2008, quando superou a Ponte Preta. Pior faz o São Paulo. O clube do Morumbi amarga jejum desde 2005. O Tricolor, aliás, tem a maior seca entre os 20 clubes do Brasileirão.

Sem falar que o São Paulo viu o Santos fazer a ultrapassagem no ranking de títulos. O Peixe chegou a 22 conquistas, uma a mais do que o São Paulo. O Santos, aliás, é o maior vencedor do século XXI com sete voltas olímpicas. O Alvinegro Praiano estreará em Lins contra o Linense na quarta-feira, às 19h30. No mesmo dia e horário, o Tricolor paulista enfrentará o São Bento em Sorocaba. Já o Corinthians reeditará a final do ano passado contra a Ponte Preta no Pacaembu, às 21h45. Por fim, o Palmeiras jogará na quinta-feira, às 19h30, no Allianz Parque, ante o Santo André.

 Corinthians terá que apostar em outros atacantes para voltar a faturar o título do Paulistão!Rodrigo Coca / CorinthiansCorinthians terá que apostar em outros atacantes para voltar a faturar o título do Paulistão!
Regulamento:
Os 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada, enfrentarão os rivais das outras chaves em turno único na Primeira Fase. Os dois melhores de cada grupo avançarão às quartas de final. Os dois piores colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados à Série A2. Já os clubes que ficarem entre o 9º e o 14º lugar disputarão o Troféu do Interior, com exceção dos clubes da capital e do Santos.

Os seis clubes do Troféu do Interior serão divididos em dois grupos com três times cada. Em turno único, os clubes de um grupo enfrentarão os rivais do outro grupo. Os líderes dos dois grupos farão a final, em jogos de ida e volta, na briga por uma vaga à Copa do Brasil.

Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos de ida e volta. Na semifinal, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2018, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2018.