Portal Eventos
Pernambucano Série A1
Em 11 de janeiro de 2018 às 01:42

Novo regulamento permitirá que quarteto volte a enfrentar os grandes no Pernambucano

Com a divisão que tinha no Estadual, clubes ficaram fora da principal fase nas últimas temporadas

da Redação -

Pernambuco - O Campeonato Pernambucano já foi apontado por muitos torcedores como "esdrúxulo". Afinal, a maioria dos clubes entrava no Estadual apenas para lutar contra o rebaixamento. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF), porém, acabou com a divisão que tinha em Pernambuco. Em 2018, todos os clubes entrarão ao mesmo tempo. Nas últimas quatro temporadas, os chamados pequenos disputavam uma fase preliminar em busca das últimas vagas ao lado dos grandes. Os outros participantes tinham que se contentar com a luta contra o descenso. Diante disso, Flamengo, Afogados, Vitória e Pesqueira, finalmente, poderão jogar o verdadeiro Estadual Pernambucano ao lado de Náutico, Santa Cruz, Sport e cia.

A distância de Flamengo e Afogados nem é tão grande, mas Vitória e, principalmente, Pesqueira sofreram longe da fase principal do Pernambucano. O Pesqueira está de volta à elite após ter conquistado o acesso no estado. Mas nas temporadas anteriores, o clube teve que se contentar com a briga contra a degola. Em 2014, no primeiro ano do regulamento controverso, o Pesqueira foi o melhor entre os piores. No ano seguinte, o clube voltou a se safar da queda. Já em 2016, não teve jeito. O Pesqueira foi rebaixado com a pior campanha e sem enfrentar os grandes durante todo esse período.

O Vitória também tem uma queda nas últimas temporadas. O clube de Vitória de Santo Antão foi rebaixado ainda em 2014 e ficou fora do Pernambucano em 2015. Em 2016, o Vitória novamente não foi para a fase principal e se contentou em escapar do descenso. O mesmo aconteceu na temporada passada, quando o clube só garantiu a permanência por causa do saldo de gols.

Já Flamengo e Afogados estrearam no formato em 2017. A dupla não passou para a fase principal, mas ao menos terminou nas duas primeiras colocações do Hexagonal da Permanência. Em 2013, um ano antes do formato criticado, o Estadual de Pernambuco até teve uma fase anterior ao principal turno, mas todos os clubes que disputaram aquela fase estiveram ao lado dos chamados grandes em busca do título.

 Torcida do Vitória voltará a ver jogos contra os grandes e também a sonhar com o título no Pernambucano!Vitória / Site OficialTorcida do Vitória voltará a ver jogos contra os grandes e também a sonhar com o título no Pernambucano!
Todos juntos!
Na atual temporada, os 11 clubes se enfrentarão na Primeira Fase em turno único. Os oito melhores colocados avançarão de fase, enquanto os dois piores serão rebaixados à Série A2. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em partidas únicas com o dono da melhor campanha tendo a vantagem de decidir em casa. A final, por sua vez, terá jogos de ida e volta.

O Pernambucano terá início na quarta-feira, 17 de janeiro. O Vitória pegará logo de cara o Santa Cruz em Recife. O Flamengo também terá um grande pela frente, o atual campeão Sport. Já o Afogados receberá o Central, enquanto o Pesqueira desafiará o Belo Jardim ao lado da torcida. Por fim, Náutico e América medirão forças na Arena Pernambuco. Central, Belo Jardim e América até estiveram na fase inicial do Estadual nos últimos anos, mas conseguiram a classificação, em algum momento, para enfrentar os principais clubes do estado.