Portal Eventos
Notícias
Em 07 de janeiro de 2018 às 16:51

Pentacampeões, efetivados, um técnico e dois clubes... Curiosidades dos comandantes da Série B

Ainda tem clube que levou "chapéu", fim de longo "casamento" e muito mais

da Redação -

São Paulo - A edição 2018 da Série B do Campeonato Brasileiro receberá oito novos clubes - quatro rebaixados da Série A e quatro que subiram da Série C. Ainda assim, o segundo escalão nacional terá menos mexidas no comando técnico do que a elite nacional. Na Série A, sete clubes mudaram de treinador em relação a última rodada da edição 2017. Na Série B foram só cinco trocas - Coritiba, Criciúma, Fortaleza, Guarani e Londrina. Dos degolados do Brasileirão, por sinal, apenas um mexeu.

O Coritiba não ficou com Marcelo Oliveira e preferiu apostar em Sandro Forner. O ex-zagueiro estava à frente do time Sub-20 do próprio Coxa. O lanterna Atlético Goianiense, por sua vez, efetivou João Paulo Sanches. Interessante notar, contudo, que no site oficial do Dragão, o treinador segue sendo anunciado como auxiliar técnico. João Paulo Sanches está na comissão técnica rubro-negra desde 2015. Avaí (Claudinei Oliveira) e Ponte Preta (Eduardo Baptista), apesar da queda, também seguem com seus técnicos.

O Fortaleza, por outro lado, mudou de comando mesmo com o acesso na Série C. Mas neste caso não foi culpa do Tricolor. Antônio Carlos Zago, após subir o Leão, resolveu voltar para o Juventude. O ex-zagueiro, aliás, segue no comando do clube gaúcho. E esse é outro ponto interessante da lista de treinadores. Fortaleza e Juventude fizeram seus últimos jogos em 2017 com o mesmo técnico. O Ju manteve Zago, enquanto o Fortaleza apostará no pentacampeão Rogério Ceni. O ex-goleiro só teve uma oportunidade na nova profissão, mas não foi muito bem no São Paulo.

"Chapéu" e fim de "casamento"!

Já o caso do Guarani é emblemático. O Bugre escapou do descenso sob o comando de Lisca. No final do ano passado, o clube paulista contratou Fernando Diniz. O jovem treinador, no entanto, largou tudo ao aceitar a proposta do Atlético Paranaense no início de 2018. Assim, o Guarani efetivou o auxiliar Umberto Louzer. Lisca, por sua vez, aceitou o desafio do Criciúma que terminou a Série B com Grizzo.

O último clube da Série B a mudar de comando foi o Londrina. Após seis anos e sete meses, o casamento entre LEC e Tencati acabou. Nada de brigas, apenas novos sonhos. O ex-jogador Ricardinho, também pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, defenderá o clube paranaense. Resta saber quanto tempo os técnicos aguentarão seus clubes e quanto tempo os dirigentes suportarão seus treinadores.

Confira os técnicos dos clubes que estarão na Série B do Brasileirão em 2018:

CLUBESTÉCNICOS
Atlético Goianiense-GOJoão Paulo Sanches
Avaí-SCClaudinei Oliveira
Boa Esporte-MGSidney Moraes
Brasil-RSClemer
Coritiba-PRSandro Forner
CRB-ALMazola Júnior
Criciúma-SCLisca
CSA-ALFlávio Araújo
Figueirense-SCMilton Cruz
Fortaleza-CERogério Ceni
Goiás-GOHélio dos Anjos
Guarani-SCUmberto Louzer
Juventude-RSAntônio Carlos Zago
Londrina-PRRicardinho
Oeste-SPRoberto Cavalo
Paysandu-PAMarquinhos Santos
Ponte Preta-SPEduardo Baptista
Sampaio Corrêa-MAFrancisco Diá
São Bento-SPPaulo Roberto Santos
Vila Nova-GOHemerson Maria