Portal Eventos
Piauiense 1ª Divisão
Em 02 de maio de 2013 às 08:31

Trio da capital tenta quebrar hegemonia do interior no Campeonato Piauiense

Último título da capital no Piauiense é datado de 2009, quando o Flamengo passou pelo Picos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Piauí - Um por todos... Flamengo, Piauí e Ríver, todos da capital Teresina, tentam encerrar a hegemonia do interior que, nas semifinais do Campeonato Piauiense, é representado apenas pelo Parnahyba - atual campeão. Há três anos, o vencedor do Estadual tem sede no interior.

Na temporada passada, o Parnahyba, da cidade de Parnaíba, sagrou-se campeão piauiense ao bater o Flamengo. Em 2011, foi a vez do 4 de Julho fazer a festa, em Piripiri, ao derrotar o Comercial. Esse mesmo clube de Campo Maior foi o vencedor da temporada 2010 ao derrotar o Barras na decisão.

O último título da capital é datado de 2009, quando o Flamengo passou pelo Picos. Em 2013, as chances são grandes para Teresina voltar a comemorar um título. O Flamengo, por exemplo, derrotou o Parnahyba, por 2 a 0, e reverteu a vantagem. O jogo de volta será no próximo domingo. Na outra semifinal, entre dois clubes da capital, o Ríver, mesmo fora de casa, passou pelo Piauí, por 2 a 1.

Seca!
O Campeonato Piauiense não forma um bicampeão genuíno desde 2005 - na temporada seguinte, o bi viraria tri. Naquela oportunidade, o Parnahyba venceu os Estaduais de 2004, 2005 e 2006. Depois dessa façanha, nunca mais um clube conseguiu vencer, na sequência, dois Estaduais no Piauí.

Se o Parnahyba acumula quatro títulos, o Ríver é o maior vencedor do Estado com 27. Na segunda colocação aparece o Flamengo com 16 conquistas, contra cinco do Tiradentes, do Piauí e do Botafogo. O Picos ostenta quatro trofeus, enquanto o 4 de Julho tem três. Comercial, Barras, Cori-Sabbá e Auto Esporte somam um título cada.