Portal Eventos
Mundial de Clubes
Em 13 de dezembro de 2017 às 16:53

Real Madrid sofre, mas vira ante anfitrião Al-Jazira e tentará repetir outros quatro campeões no Mundial de Clubes

Cristiano Ronaldo e Bale marcaram os gols da virada e enfrentarão o Grêmio que eliminou o Pachuca

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Real Madrid, no momento, é o melhor clube da Espanha, da Europa e do Mundo. Os merengues defendem esses três títulos. Mas mesmo assim, Cristiano Ronaldo e cia. encontraram muitas dificuldades para superar o anfitrião Al-Jazira, nesta quarta-feira, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, pela semifinal do Mundial de Clubes. Para se ter uma ideia, o ex-corintiano Romarinho abriu o marcador ainda no 1º tempo, mas sob o comando do melhor do planeta, os merengues viraram o jogo para 2 a 1 e defenderão o título no torneio da FIFA. Cristiano Ronaldo e Bale anotaram os tentos do triunfo. Garantido na decisão, o clube espanhol pegará o Grêmio e tentará repetir o feito de outros quatro campeões, segundo levantamento do Sr. Goool.

Mesmo sendo o maior vencedor mundial com cinco conquistas, o Real Madrid jamais foi genuinamente bicampeão do torneio. É verdade que os madrilenhos faturaram o troféu em suas últimas três decisões, mas nunca deram duas voltas olímpicas seguidas. Atual campeão do Mundial de Clubes, o Real Madrid ainda ganhou os títulos de 2014, 2002, 1998 e 1960. Só Peñarol, em 1966, e Boca Juniors, em 2000, desbancaram o poderoso clube de Madrid.

Caso alcance seu objetivo no domingo ante o Grêmio, em Abu Dhabi, o Real Madrid se igualará a Santos (1962 e 1963), Internazionale (1964 e 1965), Milan (1989 e 1990) e São Paulo (1992 e 1993). Apenas esses quatro clubes podem se orgulhar do bicampeonato mundial. Desde que a FIFA assumiu o torneio, aliás, nenhum campeão emendou duas conquistas.

 Cristiano Ronaldo, melhor do planeta, deixou sua marca e ajudou o Real Madrid a se classificar para a final!Real Madrid / Site OficialCristiano Ronaldo, melhor do planeta, deixou sua marca e ajudou o Real Madrid a se classificar para a final!
Desconfiança?
Apesar de ter garantido vaga na decisão, os merengues estão sob desconfiança. Se na temporada passada, o Real Madrid não deu chances aos rivais, na atual a situação não é a mesma. Tudo bem que CR7 levou mais prêmios de melhor do planeta, mas o time do técnico Zidane segue entre tropeços e comemorações. Na La Liga, por exemplo, o Real Madrid está na modesta 4ª posição com 31 pontos, oito a menos do que o rival e líder Barcelona. Na UEFA Champions League a vaga para as oitavas de final foi conquistada apenas na vice-liderança, atrás do Tottenham. Sem falar que o adversário do mata-mata será o milionário PSG, de Cavani, Neymar e cia..

Mas nada está perdido. Pelo contrário! O clube espanhol tem motivos para acreditar em mais um título. Nas últimas quatro edições, por exemplo, o Mundial de Clubes teve como campeão um clube europeu. O último vencedor da América do Sul foi o Corinthians que, em 2012, bateu o Chelsea no Japão. Desde então, Bayern de Munique, Barcelona e o próprio Real Madrid (2) estiveram no lugar mais alto do pódio. Em 2009 e 2010, no mesmo Emirados Árabes Unidos, o Mundial ficou com a Europa - Barcelona e Internazionale, respectivamente.

Os europeus, por sinal, só não estiveram na decisão em 2000, quando o Corinthians ganhou do Vasco no Maracanã. Desde que a FIFA assumiu o comando do Mundial, a Espanha deu cinco voltas olímpicas (2009, 2011, 2014, 2015 e 2016), enquanto o Brasil parou em quatro (2000, 2005, 2006 e 2012). Itália (2007 e 2010), Inglaterra (2008) e Alemanha (2013) também já festejaram no final do ano. E levando em conta todos esses títulos, a UEFA supera com folga a CONMEBOL (9 a 4).