Portal Eventos
Mundial de Clubes
Em 05 de dezembro de 2017 às 16:14

Auckland, recordista em participações, abrirá Mundial de Clubes contra anfitrião Al-Jazira

Clubes do Emirados Árabes Unidos e da Nova Zelândia estão na mesma chave do Real Madrid

da Redação -

São Paulo - A Oceania não tem vaga garantida na Copa do Mundo. A melhor seleção do continente precisa passar pela repescagem mundial. A Nova Zelândia, contudo, não foi páreo ante o Peru e ficou fora da Rússia. No Mundial de Clubes, entretanto, há sempre representantes do continente. Na verdade, o Auckland é o responsável por pegar praticamente a vaga todos os anos. Não por acaso, o clube neozelandês marca presença no torneio da FIFA ininterruptamente desde 2011. O problema é conseguir avançar de fase. Na edição 2017, que terá início nesta quarta-feira com cobertura total do Sr. Goool, o Auckland voltará a desafiar os donos da casa, desta vez, o Al-Jazira.

Para complicar um pouco mais, o clube dos Emirados Árabes Unidos é controlado pelo mesmo grupo bilionário que comprou o Manchester City. Ou seja, o duelo às 15 horas (horário de Brasília), no Estádio Hazza Bin Zayed, em Al-Ain, não será nada fácil para o ACFC. É verdade que o Al-Jazira debutará no Mundial de Clubes, mas o Auckland tem dificuldades para superar o primeiro obstáculo.

Nas nove vezes em que disputou o torneio, o representante da Nova Zelândia foi eliminado logo de cara em cinco oportunidades. Por duas vezes, o Auckland parou na disputa do 5º lugar. Apenas em 2014, os neozelandeses encheram os torcedores de orgulho. Após eliminar Moghreb Tétouan, do Marrocos e dono da casa, e Sétif, da Argélia, o Auckland foi eliminado pelo San Lorenzo nas semifinais, mas só na prorrogação. E mais! O clube da Oceania conquistou o 3º lugar ao bater o Cruz Azul nos pênaltis.

 Auckland, apesar de ser figurinha carimbada no Mundial de Clubes, tem dificuldade em avançar de fase!PhototekAuckland, apesar de ser figurinha carimbada no Mundial de Clubes, tem dificuldade em avançar de fase!
Chaveamento!
O vencedor do jogo de abertura do Mundial de Clubes 2017 pegará o japonês Urawa Red. Pelo chaveamento, o classificado terá pela frente o Real Madrid, atual campeão da UEFA Champions League. Os merengues irão atuar pela quarta vez no atual formato. O Real Madrid só fica atrás do Auckland e do Al-Ahly, que tem cinco presenças. Assim como os espanhóis, o rival Barcelona e o mexicano Pachuca também contabilizam quatro participações cada.

O Pachuca, por sinal, está do outro lado da chave e tentará passar pelo estreante Wydad, do Marrocos. O vencedor desse confronto vai encarar o Grêmio que também debutará na competição desde que a FIFA assumiu a organização. O Tricolor gaúcho é o sétimo representante brasileiro no Mundial de Clubes. Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006) já foram campeões nesta versão. As semifinais com Grêmio e Real Madrid em lados opostos das chaves estão marcadas apenas para 12 e 13 de dezembro.