Portal Eventos
Maranhense Série A
Em 09 de dezembro de 2017 às 16:51

FMF simplifica Maranhense e acaba com grupos e turnos; Tabela e simulador no Sr. Goool

Edição 2018 do Estadual do Maranhão terá Primeira Fase, semifinal e final

da Redação -

Maranhão - O Campeonato Maranhense 2018 será simples e direto. A Federação Maranhense de Futebol (FMF), pressionada pelo enxuto calendário da próxima temporada que terá Copa do Mundo, simplificou o Estadual. Nada de grupos e turnos. A edição do ano que vem terá Primeira Fase, semifinal e final. Mais nada! Em 2017, por exemplo, houve fase de grupos com mata-mata em dois turnos. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Maranhense já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Maranhense ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)

A edição 2018 do Estadual do Maranhão começará em 20 de janeiro. A estreia do atual campeão, contudo, será apenas em 23 de janeiro. O Sampaio Corrêa, animado pelo acesso na Série C do Brasileirão, começará a defesa do título em casa contra o Bacabal. O clube do interior obteve o acesso na 2ª divisão e pegou a vaga do Americano, rebaixado em 2017. Se a dupla tem motivos para sorrir por causa dos acessos, o mesmo não acontece com o Moto Club.

O Papão foi rebaixado na Série C e sequer chegou à final do Maranhense. Para piorar, o Moto Club terá logo uma pedreira na estreia. O clube da capital desafiará o Imperatriz, fora de casa. A rodada inicial ainda contará com o Cordino, surpresa da competição neste ano. O atual vice-campeão iniciará sua caminhada ao lado da torcida contra o Santa Quitéria. Por fim, o São José receberá o Maranhão.

 Sampaio Corrêa começará o Maranhense animado pelo título estadual e pelo acesso na Série C!Elias Auê / Sampaio CorrêaSampaio Corrêa começará o Maranhense animado pelo título estadual e pelo acesso na Série C!
Regulamento:
Os oito clubes, na fase Classificatória, jogarão entre si em turno único. Os quatro melhores colocados estarão classificados, enquanto o último colocado será rebaixado à Série B.

A semifinal terá duelos de ida e volta. Os dois melhores colocados da Classificatória terão as vantagens de decidir em casa e também no caso de empate de pontos e saldo de gols. Não haverá vantagem para maior número de gols marcados fora de casa. Na final, os mesmos critérios serão utilizados, sendo que o finalista com a melhor campanha no geral terá as vantagens.

O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão 2019. O vice-campeão terá vaga na Copa do Brasil.