Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 02 de dezembro de 2017 às 00:30

Campeões do Brasileirão levam vantagem no título da Libertadores sobre os vencedores da Copa do Brasil

Em seis oportunidades os campeões da principal divisão nacional levaram a Liberta, contra cinco do torneio de mata-mata

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Grêmio nas últimas duas temporadas encerrou jejum de 15 anos sem ganhar a Copa do Brasil e de 22 anos sem levar a Libertadores. O Tricolor, aliás, só chegou ao torneio mais importante da América do Sul graças ao título do Nacional. Mas mesmo com a recente experiência vitoriosa dos gaúchos, os campeões do Campeonato Brasileiro da Série A ainda levam ligeira vantagem sobre os vencedores da Copa do Brasil. Segundo levantamento do Sr. Goool, em seis oportunidades os clubes brasileiros faturaram a Libertadores após ganharem a principal divisão nacional, enquanto cinco vezes o campeão sul-americano chegou com o status de ter levado o torneio de mata-mata.

Em 1995, o próprio Grêmio deu a volta olímpica na Libertadores depois de ter soltado o grito entalado na garganta na Copa do Brasil. Essa, por sinal, foi a primeira vez que o campeão do segundo Nacional mais importante do país emendou um título na América do Sul. Em 1997, o Cruzeiro repetiu a dose. O Palmeiras também utilizou a mesma tática ao levar a Copa BR em 1998 e a Liberta em 1999. Já a sequência do Santos foi recente, em 2011. O Peixe, inclusive, tem apenas o título de 2010 na competição nacional de mata-mata.

 Grêmio foi campeão da Libertadores uma temporada depois de faturar o título da Copa do Brasil!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio foi campeão da Libertadores uma temporada depois de faturar o título da Copa do Brasil!
E o Santos ainda puxa a fila dos campeões brasileiros que chegaram ao título da Libertadores. As conquistas do Alvinegro Praiano ainda são da época da Taça Brasil que, recentemente, foi unificada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Santos foi bicampeão sul-americano em 1962 e 1963 após faturar a Taça Brasil duas vezes seguidas.

Já na Era do Brasileirão, o Flamengo foi campeão nacional em 1980 e da Libertadores em 1981. Campeão da Série A em 1991, o São Paulo ganhou sua primeira Libertadores em 1992. O Vasco também faz parte desse time ao ter faturado o torneio da CONMEBOL em 1998, um ano depois da principal divisão do Brasil. O último a atingir esse feito foi o Corinthians. Campeão brasileiro em 2011 com Tite, o Timão levou sua primeira Libertadores de forma invicta em 2012.

Entre os clubes brasileiros que já faturaram a Libertadores, apenas Atlético Mineiro e Internacional não chegaram ao título por conta de conquistas nacionais. O Colorado, por exemplo, foi vice-campeão brasileiro em 2005 e 2009 e nos anos seguintes levou a Libertadores. Já o Galo bateu na trave no Brasileirão 2012, mas no torneio sul-americano seguinte não deu bobeira e festejou com a torcida.

Grêmio campeão!
A campanha do título gremista teve 14 jogos com dez vitórias (seis em casa e quatro fora), dois empates como visitante e duas derrotas (uma ao lado da torcida e outra fora), além de 25 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 76,2%. Como comparação, o desempenho de 1995 ficou em 66,7%. Já na primeira conquista, em 1983, o aproveitamento tricolor bateu em 79,2%.