Portal Eventos
Brasiliense 1ª Divisão
Em 21 de outubro de 2017 às 10:38

Candangão 2018 terá final no Mané Garrincha e clube com escudo "inovador"; Simulador no Sr. Goool

Regulamento não teve mudanças e Estadual contará com Samambaia e Bolamense

da Redação -

Distrito Federal - Não importa quais clubes se classificarão para a final do Campeonato Brasiliense, os dois jogos da decisão serão no Estádio Mané Garrincha, que há tempos ganhou o apelido de Elefante Branco. A determinação foi da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) com a anuência dos clubes. A tabela básica, o regulamento e o simulador de jogos do Candangão 2018 já estão disponíveis aos torcedores internautas do Sr. Goool.

Com exceção do detalhe da final, o regulamento é o mesmo da temporada passada. Sem os rebaixados Brasília e Taguatinga, o Estadual contará com as presenças de Samambaia e Bolamense. O Bolamense, aliás, recebeu esse nome do seu proprietário Antônio Teixeira, nascido na cidade de Bolama, em Guiné Bissau.

 Escudo do Bolamense que subiu para o Candangão!DivulgaçãoEscudo do Bolamense que subiu para o Candangão!
E o escudo do clube da cidade de Samambaia - sim, os dois clubes que subiram são da região administrativa do Distrito Federal, distante 25 km de Brasília - chama bastante a atenção. Além da onça em primeiro plano, o escudo do Bolamense tem os mapas do Brasil e da África, entre outros ornamentos.

"A Sociedade Desportiva e Empresarial Afrobrasileira Bolamense Futebol Clube, ou simplesmente Bolamense, tem por finalidade, proporcionar a prática e a difusão do desporte em geral, e em especial do futebol profissional, incentivar os laços fraternais de cooperação e de solidariedade entre os povos e as instituições brasileiras e africanas, incrementar o laço cultural entre eles, proporcionar aos seus associados a saúde física, a prática de futebol de campo de categoria profissional e amadora", diz o texto na página oficial do clube.

A estreia do novato será logo contra o Gama fora de casa. O Samambaia também atuará longe da torcida ante o Paracatu. Vale mais uma vez o registro para os três clubes que atuam no Candangão, mas não têm sede no Distrito Federal. Além do mineiro Paracatu, há os goianos Formosa e Luziânia. Já o atual campeão Brasiliense estreará em casa contra o Real. O Estadual começará em 20 de janeiro.

Regulamento:

Os 12 clubes, na Primeira Fase, se enfrentarão em turno único. Os dois piores colocados serão rebaixados. Já os oito melhores colocados estarão garantidos nas quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).

Os donos das melhores campanhas terão a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais. O mesmo acontecerá na semifinal.

Já a final terá as duas partidas no Mané Garrincha e, com isso, não haverá vantagem. Em caso de resultados iguais, a decisão será nos pênaltis.

O campeão e o vice terão vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil. As vagas para a Copa Verde ficarão com o 3º e 4º colocados.