Portal Eventos
Eliminatórias América do Sul
Em 12 de outubro de 2017 às 01:53

Copa do Mundo da Rússia já tem 17 seleções que estiveram no Mundial do Brasil

Enquanto isso, seis estão na repescagem e outras oito foram eliminadas das Eliminatórias

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa do Mundo 2018 já conta com 23 seleções. Restam apenas nove vagas. Entre os países classificados à Rússia, nada menos do que 17 marcaram presença também no Mundial do Brasil, segundo levantamento do Sr. Goool. Enquanto isso, seis seleções que estiveram em 2014 terão que passar pela repescagem. Já oito foram eliminadas. O ponto de interrogação segue sendo a Costa do Marfim que definirá seu futuro apenas em novembro na Eliminatória da África.

A Costa do Marfim, no momento, está fora da zona de classificação. Os africanos ocupam a vice-liderança do Grupo C com oito pontos, apenas um a menos do que o líder Marrocos, justamente o adversário da última rodada. Se a Costa do Marfim vencer os rivais em 11 de novembro, em Abidjan, engrossará a lista de seleções que emendaram duas Copas seguidas, caso contrário terá que sonhar com o Mundial de 2022.

 Brasil, sede da última Copa do Mundo, foi a primeira seleção a se classificar para o Mundial da Rússia em 2018!Lucas Figueiredo / CBFBrasil, sede da última Copa do Mundo, foi a primeira seleção a se classificar para o Mundial da Rússia em 2018!
Entre as seleções classificadas há um trio emblemático. A Rússia, por exemplo, esteve na Copa passada e, agora, será o país-sede. O Brasil, que recebeu o Mundial de 2014, foi a primeira seleção a carimbar o passaporte dentro de campo. Sem falar que os brasileiros são os únicos que disputaram todas as 21 edições. Já a Alemanha é a atual campeã da Copa do Mundo e avançou com aproveitamento de 100% na Eliminatória da Europa.

Além de Brasil e Alemanha, outros cinco campeões mundiais também estiveram no último Mundial e estarão no próximo. Espanha e Inglaterra já haviam confirmado presença na semana passada, enquanto França, Uruguai e Argentina só respiraram aliviados na última terça-feira. A única exceção é a Itália que jogará a repescagem europeia.

A repescagem da Europa, aliás, poderá ter confronto entre seleções que estiveram no Brasil. Itália, Suíça e Croácia não se enfrentarão porque estão no pote 1, mas poderão pegar a Grécia que está no pote 2 ao lado dos piores 2ºs colocados. A repescagem mundial, contudo, fará uma vítima. Classificada pela Eliminatória da Ásia, a Austrália enfrentará a Seleção de Honduras, 4ª colocada na Eliminatória da CONCACAF. Um desses países não poderá adicionar mais um Mundial na história. Entre as seleções da repescagem há quatro da Europa, uma da CONCACAF e uma da Ásia.

Fora!
Enquanto isso, a lista de eliminados conta com algumas surpresas. A Seleção de Camarões, por exemplo, é a recordista entre os africanos de presenças em Copas. Mas os camaroneses não estarão no Mundial 2018. O mesmo vale para a Holanda que sempre dá trabalho. Os holandeses perderam a disputa para a Suécia e ficaram fora até mesmo da repescagem. Mas outras duas eliminações chamam ainda mais a atenção.

O Chile entrou na última rodada da Eliminatória Sul-americana na zona de classificação e dependendo apenas das suas forças. Os chilenos, contudo, não só ficaram fora da Copa como ainda não pegaram nem repescagem por causa do saldo de gols. O mesmo aconteceu com os EUA. Pior! A Seleção Norte-americana só precisava empatar com o lanterna Trinidad e Tobago. Perdeu e foi eliminada. Entre os oito eliminados há três seleções da África, duas da Europa, duas da América do Sul e uma da CONCACAF.

Confira o desempenho das seleções que estiveram na Copa do Mundo 2014:



Classificados:Brasil, México, Espanha, Colômbia, Japão, Costa Rica, Uruguai, Inglaterra, França, Nigéria, Irã, Alemanha, Bélgica, Rússia, Coreia do Sul, Portugal e Argentina;
Repescagem:Croácia, Austrália, Grécia, Itália, Suíça e Honduras;
Indefinido:Costa do Marfim;
Eliminados:Camarões, Holanda, Equador, Bósnia-Herzegóvina, Gana, Argélia, EUA e Chile.