Portal Eventos
Eliminatórias América do Sul
Em 10 de outubro de 2017 às 22:25

Colômbia sofre, mas emenda outra vaga na Copa do Mundo após sua melhor participação

Seleção Colombiana pegou a última vaga da Eliminatória Sul-americana, enquanto o Peru disputará a repescagem

da Redação -

São Paulo - A Colômbia, animada com sua melhor participação em Copas do Mundo, emendou mais uma presença no torneio mais importante da FIFA. Não foi fácil, mas os colombianos seguraram o empate ante o concorrente direto Peru, por 1 a 1 - gol de James Rodríguez aos 11 minutos do 2º tempo -, nesta terça-feira, no Estádio Nacional, em Lima, pela 18ª rodada da Eliminatória Sul-americana, e festejaram a vaga para o Mundial 2018. Os peruanos, que marcaram com Guerrero, aos 31 minutos do 2º tempo, disputarão a repescagem contra a Nova Zelândia.

Agora, a Colômbia tentará superar a campanha da Copa 2014. No Mundial do Brasil, os colombianos chegaram até as quartas de final e foram eliminados pelos próprios anfitriões. A Seleção Colombiana jamais havia ido tão longe em Copas do Mundo. Nos outros Mundiais, o país acumulou participações modestas com as eliminações na Primeira Fase em 1962, 1994 e 1998. Em 1990, os colombianos chegaram às oitavas de final.

A participação no Mundial 2018 será a sexta da história. Na América do Sul, entre os dez países, a Colômbia fica atrás de Brasil (21), Argentina (17), Uruguai (13), Chile (9) e Paraguai (8). Nesse período foram sete vitórias, dois empates e nove derrotas, além de 26 gols a favor e 27 tomados.

 Torcida sofreu, mas fez a festa com a classificação da Colômbia para a Copa do Mundo 2018!Reprodução / Twitter fcfseleccioncolTorcida sofreu, mas fez a festa com a classificação da Colômbia para a Copa do Mundo 2018!
A Colômbia até chegou a temer uma eliminação no início da Eliminatória Sul-americana, mas depois embalou e se manteve sempre entre os postulantes das vagas. A classificação contou com sete triunfos (quatro em casa e três fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e cinco derrotas (duas diante da torcida e três fora), além de 21 gols a favor e 19 contra. Aproveitamento de 50%.

A Colômbia entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, França, Portugal, Uruguai e Argentina.