Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 24 de setembro de 2017 às 20:53

São Bento confirma a força do interior paulista na Série C e conquista acesso para a Série B

Clube de Sorocaba ainda colocou o estado de São Paulo na liderança com cinco vagas na divisão

da Redação -

São Paulo - O futebol paulista, apesar dos seus problemas, ainda segue sendo um dos mais fortes do país, senão o maior. Ao contrário da maioria dos estados, a força do estado de São Paulo também é vista no interior. O São Bento, neste domingo, é a prova mais recente. O Bentão fez valer a vitória, em Aracaju, por 2 a 0, sobre o Confiança e, com o empate sem gols no Estádio Walter Ribeiro, confirmou o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. Os clubes do interior paulista, por sinal, têm uma boa relação com a divisão.

Após Guaratinguetá, Itápolis, Mogi Mirim e Campinas, agora, foi a vez de Sorocaba - de 659.871 pessoas e distante 87 km de São Paulo - festejar a vaga para a Série B. O São Bento se junta a Guaratinguetá (2009), Oeste (2012), Mogi Mirim (2014) e Guarani (2016) que também deixaram a Série C desde que o futebol nacional passou a ter quatro divisões nacionais.

Sem falar que o Bentão ainda ajudou todo o estado de São Paulo. Com o feito do São Bento, os paulistas chegaram a cinco acessos na divisão nos últimos oito anos. Com isso, São Paulo igualou a marca de Minas Gerais que liderava isoladamente. O Ceará, que comemorou o acesso do Fortaleza, garantiu a terceira vaga, assim como Alagoas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A trupe tem um acesso a mais do que Pernambuco, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul e Maranhão, que vibrou com a volta do Sampaio Corrêa à Série B. Por fim, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná contabilizam um acesso cada.

 Resultado no jogo de ida fez a diferença para o São Bento na conquista do acesso na Série C!Jesus Vicente / São BentoResultado no jogo de ida fez a diferença para o São Bento na conquista do acesso na Série C!
Não satisfeito, o São Bento também entrou para uma seleta lista. O clube do interior paulista faz parte daqueles participantes que emendaram dois acessos seguidos. Joinville (2010 e 2011), Oeste (2011 e 2012), Sampaio Corrêa (2012 e 2013) e Brasil e Londrina (2014 e 2015) também subiram da Série D e, na temporada seguinte, deixaram a Série C para trás.

O acesso do clube sorocabano foi obtido com nove vitórias (seis em casa e três fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 22 gols a favor e dez tomados. Aproveitamento de 58,3%. O adversário do São Bento na semifinal sairá do confronto entre CSA e Tombense. Os alagoanos venceram o duelo de ida, por 2 a 0, e decidirão a vaga em casa nesta segunda-feira.

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

Sampaio Corrêa-MA, Fortaleza-CE e São Bento-SP