Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 23 de setembro de 2017 às 22:21

Fortaleza acaba com a síndrome da Série C e ruge alto para comemorar o acesso à Série B

Tricolor estava há oito anos na divisão, tendo parado nas quartas de final em quatro oportunidades

da Redação -

Ceará - O Fortaleza é um Leão. O felino é o mascote do clube cearense. Mesmo sendo praticamente abatido nos últimos anos pelos mais variados caçadores - Juventude (2016), Brasil (2015), Macaé (2014), Sampaio Corrêa (2013) e Oeste (2012) -, o Leão do Pici jamais deixou de rugir. Urru de uma nação e com toda a força da alma e paixão pelo clube do coração. Nação, torcedores, tricolores que jamais deixaram a instituição, que nunca saíram de perto do combalido Fortaleza. Todos esses fanáticos foram recompensados, neste sábado, após intermináveis oito temporadas. O Tricolor fez valer a vitória no Castelão, por 2 a 0, e garantiu o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro apesar da derrota, por 1 a 0, para o Tupi em Juiz de Fora.

A Série B não fazia parte da vida do clube cearense desde 2009, quando o rebaixamento na antepenúltima colocação acabou com a alegria dos tricolores. Durante todo esse período, o Fortaleza bateu recordes de público na divisão e ficou bem próximo do acesso, mas o psicológico sempre maltratou o Leão. Foi assim nas quartas de final de 2012, 2014, 2015 e 2016. Agora, a síndrome faz parte do passado.

Ao contrário dos outros anos em que o Fortaleza, na maioria das vezes, foi o melhor da Primeira Fase, desta vez o clube fez campanha modesta. O Leão do Pici foi o 3º colocado no Grupo A, mas manteve o foco mesmo enfrentando o vice-líder do Grupo B. A campanha do acesso teve oito vitórias (seis em casa e duas fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e seis derrotas longe da torcida, além de 22 gols a favor e 16 tomados. Aproveitamento de 50%.

 Fanática torcida do Fortaleza finalmente pôde comemorar o acesso após oito longos anos na Série C!Fortaleza / Site OficialFanática torcida do Fortaleza finalmente pôde comemorar o acesso após oito longos anos na Série C!
Para se ter uma ideia, entre todos os clubes que passaram pela Série C de 2009 para cá, o Fortaleza era aquele com mais tempo de casa. Em todos esses anos, contudo, a torcida sempre se fez presente. Na atual edição, o clube da capital atuou dez partidas como mandante e obteve média de 14.604 apaixonados, a melhor média de toda a Série C e a 9ª maior entre os clubes das quatro divisões nacionais.

Na semifinal, o Fortaleza enfrentará o Sampaio Corrêa que conquistou o acesso ao empatar, por 1 a 1, com o Volta Redonda. A dupla tentará o terceiro título do Nordeste na divisão desde 2009. ABC, em 2010, e Santa Cruz, em 2012, são os únicos vencedores da região. O Tricolor cearense, aliás, poderá dar o primeiro título da divisão ao estado. Em relação aos acessos, os nordestinos acumulam 13 desde que o futebol brasileiro ganhou a 4ª divisão.

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

Sampaio Corrêa-MA e Fortaleza-CE