Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 18 de setembro de 2017 às 16:25

Botafogo soma cinco pontos a mais do que a largada do turno e vira o 3º líder do returno do Brasileirão

Depois de Atlético Paranaense e Avaí, Botafogo chegou ao topo na classificação do 2º turno

da Redação -

Rio de Janeiro - Poucos torcedores acreditaram - 4.669 pagantes -, mas o Botafogo mostrou novamente sua força no 2º turno do Campeonato Brasileiro da Série A. A vitória sobre o Santos, por 2 a 0, no último sábado, no Estádio Nilton Santos, colocou o Glorioso na liderança do returno do Brasileirão. O Alvinegro, segundo levantamento do Sr. Goool, é o terceiro clube diferente no topo da segunda etapa da elite nacional. (Clique na imagem abaixo e, no select da classificação, escolha "2º turno" para ter os dados completos!)

A 20ª e a 21ª rodada tiveram o Atlético Paranaense na liderança, enquanto o Avaí liderou as duas últimas rodadas. O Leão catarinense, contudo, bobeou ao só empatar com o Atlético Mineiro na Ressacada, por 1 a 1, e perdeu o primeiro posto. O Botafogo chegou a 12 pontos de 15 disputados, enquanto Avaí - único invicto no returno - parou em 11. O Alvinegro de General Severiano ostenta quatro vitórias (três em casa e uma fora) e uma derrota longe da torcida no 2º turno. Aproveitamento de 80%.

Como comparação, o time do técnico Jair Ventura anotou apenas sete pontos nas cinco primeiras rodadas do turno. Naquela oportunidade, o Botafogo fechou a rodada na modesta 9ª colocação. A força botafoguense no 2º turno coloca o clube carioca diretamente na briga por uma vaga na Libertadores. E olha que a Estrela Solitária divide suas atenções com o próprio torneio sul-americano. O Botafogo enfrenta o Grêmio nas quartas de final da Liberta.

 Botafogo manteve o embalo, venceu o Santos e virou líder do returno no Brasileirão!Vitor Silva / SSPress / BotafogoBotafogo manteve o embalo, venceu o Santos e virou líder do returno no Brasileirão!
Juntando o turno e o returno do Brasileirão, o Botafogo acumula 37 pontos em 24 rodadas. Aproveitamento de 51,4%. São dez triunfos (sete em casa e três fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e sete derrotas (três diante da torcida e quatro fora), além de 29 gols a favor e 23 tomados. No ano passado, na volta da Série B, foram 35 pontos nos primeiros 24 jogos.

O Botafogo, na quarta-feira, às 21h45, decidirá seu futuro na Libertadores, em Porto Alegre, após ter empatado sem gols no jogo de ida. Pelo Brasileirão, o próximo desafio também será fora de casa e no Sul. No próximo domingo, os cariocas enfrentarão o Coritiba, às 16 horas, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 25ª rodada.