Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 09 de setembro de 2017 às 19:32

RESTA UM! Série C rebaixa Macaé que esteve na primeira leva de acessos da Série D

Macaé se junta a São Raimundo e Alecrim que também foram rebaixados desde de 2009

da Redação -

Rio de Janeiro - O Macaé só dependia das suas forças para seguir na Série C do Campeonato Brasileiro, mas o empate sem gols ante o Tombense no Estádio Cláudio Moacyr e a vitória do Bragantino, por 3 a 2, sobre o vice-líder Tupi determinaram a volta do clube fluminense à Série D. O Macaé, aliás, aumenta a leva de clubes degolados entre aqueles que fizeram parte do primeiro acesso na última divisão. São Raimundo e Alecrim já haviam caído, enquanto a Chapecoense continua na Série A.

O descenso do Macaé foi confirmado com cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e nada menos do que nove derrotas (três ao lado da torcida e seis fora), além de 16 gols a favor e 28 tomados. Aproveitamento modesto de 35,2%. O Macaé foi rebaixado no Grupo B ao lado do lanterna Mogi Mirim.

Macaé e Mogi Mirim, aliás, estão entre aqueles que subiram, mas voltaram para a Série D. Antes da dupla e dos citados São Raimundo - primeiro campeão - e Alecrim, outros já haviam feito o caminho inverso. Em 2010, Guarany - campeão -, Madureira e Araguaína subiram, mas depois caíram para o último escalão. O mesmo aconteceu com o Tupi, campeão de 2011. Em 2012, CRAC e Baraúnas subiram, mas depois retornaram à Série D. O último a fazer o caminho inverso havia sido o Ríver.

 Macaé não conseguiu fazer o dever de casa e voltou para a Série D após oito anos!Tiago Ferreira / MacaéMacaé não conseguiu fazer o dever de casa e voltou para a Série D após oito anos!
O Macaé, depois que subiu na Série D em 2009, ficou cinco temporadas seguidas na Série C. Em 2010, o clube bateu na trave, mas em 2014 garantiu o título da Série C. O problema é que, na temporada seguinte, o Leão foi rebaixado na Série B. Dois anos depois do acesso, o Macaé amargou mais um descenso, agora, para o inferno nacional.

Se o Macaé foi rebaixado, São Bento, Tupi, Tombense e Volta Redonda garantiram a classificação. Os dois primeiros já haviam carimbado o passaporte. O Bentão ficou com a liderança. As últimas duas vagas acabaram com Tombense e Volta Redonda que só avançou por causa do saldo de gols. Essa é a segunda vez, desde que a divisão adotou o atual formato, que nenhum clube do Sul garante vaga para o mata-mata.

Confira todos os clubes rebaixados na Série C:

2009

Sampaio Corrêa-MA, Mixto-MT, Confiança-SE e Marcílio Dias-SC

2010

Alecrim-RN, Juventude-RS, Gama-DF e São Raimundo-PA

2011

Campinense-PB, Marília-SP, Brasil-RS e Araguaína-TO

2012

Salgueiro-PE, Santo André-SP, Guarany-CE e Tupi-MG

2013

Brasiliense-DF, CRAC-GO, Grêmio Barueri-SP, Baraúnas-RN e Rio Branco-AC

2014

São Caetano-SP, Treze-PB, CRAC-GO e Duque de Caxias-RJ

2015

Águia-PA, Madureira-RJ, Caxias-RS e Icasa-CE

2016

América de Natal-RN, Portuguesa-SP, Ríver-PI e Guaratinguetá-SP

2017

Mogi Mirim-SP, ASA-AL e Macaé-RJ