São Paulo - A cada início de temporada, a discussão sobre pontos corridos e mata-mata se intensifica entre jornalistas, dirigentes, treinadores, jogadores e, principalmente, torcedores. É difícil chegar a uma conclusão, mas por outro lado dá para notar a animação dos torcedores com a chegada do mata-mata pelos Campeonatos Estaduais.
Neste momento, 12 competições estão no mata-mata. Os Campeonatos Mato-grossense e Sul-mato-grossense foi além e, daqui duas semanas, conhecerão seus campeões na temporada 2013. Alagoas, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Pernambuco são os outros Estados com mata-mata neste momento.
Desses 12 Estaduais, Brasiliense, Carioca, Gaúcho e Paulista aumentam a dose de emoção com apenas uma partida. O 2º Turno do Distrito Federal será definido em apenas um jogo. Apenas na final - em caso de dois vencedores diferentes - é que o Estadual terá duas partidas. O mesmo se aplica ao Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.No Campeonato Paulista, as quartas-de-final e semifinal serão em apenas um jogo. Na decisão, os finalistas poderão atuar em seus estádios. Já o Goiás terá dois jogos contra o Aparecidense na semifinal, mas preferiu inverter o mando de campo - mesmo com a vantagem.
Explica-se: o show do ex-beatle Paul McCartney será realizado, no Serra Dourada, em 6 de maio - um dia após os jogos de volta das semifinais. O estádio, porém, será interditado no próximo dia 26 de abril. Por conta disso, o Goiás não quis abrir mão de jogar em casa e trocou o mando com o rival.
Alagoas, Santa Catarina e Minas Gerais começarão o mata-mata nos próximos dias. O Estadual de Pernambuco já teve o primeiro duelo das semifinais, assim como o 2º Turno do Campeonato Paraense. No Pará, aliás, os dois turnos são definidos por mata-mata.