Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 19 de agosto de 2017 às 17:59

Corinthians cai ante rival da degola, mas faz história no Brasileirão e na temporada

Após 14 vitórias e cinco empates, líder sofreu sua primeira derrota ao perder ante o Vitória

da Redação -

São Paulo - O golpe veio de onde menos esperava-se. O Corinthians, líder absoluto, sofreu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro da Série A ao cair diante do Vitória, que luta contra o rebaixamento. Foi um verdadeiro ataque contra a defesa durante os 90 minutos, mas Tréllez deu um golpe certeiro na melhor defesa do Nacional. A derrota, por 1 a 0, na Arena Corinthians, porém, nada muda a situação do Timão que segue a oito pontos do Grêmio, seu principal perseguidor. Sem falar que o time do técnico Fábio Carille escreveu seu nome na história e será difícil de ser superado.

O Corinthians, por exemplo, foi o primeiro clube a fechar o turno do Brasileirão sem sofrer sequer uma derrota. O recorde anterior era do Flamengo que, em 2011, ficou as 16 primeiras rodadas invicto. Agora, a marca registrada na história da principal divisão nacional é de 19 partidas. E tem mais! O Alvinegro do Parque São Jorge obteve a melhor campanha do 1º turno.

 Desta vez não adiantou rezar! Corinthians perdeu a primeira no Brasileirão!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansDesta vez não adiantou rezar! Corinthians perdeu a primeira no Brasileirão!
Os 19 primeiros jogos do Corinthians na Série A renderam 47 pontos ao clube paulista e aproveitamento de 82,5%. Foram 14 vitórias (sete em casa e sete fora) e só cinco empates (três como mandante e dois como visitante), além de 32 gols a favor (segundo melhor ataque) e nove contra (melhor defesa). Tal marca ainda superou as campanhas de todos os seis títulos nacionais do Timão.

Superior aos campeões!
O melhor desempenho do Corinthians, nos 19 primeiros jogos, havia acontecido em 1999, quando o clube paulista obteve 71,9%. Em 2015, o time de Tite também rompeu o aproveitamento de 70% ao conquistar o turno (70,2%). Foram 40 pontos. Em 2005, os paulistas garantiram aproveitamento de 66,7%. Em 1998 (63,2%) e 2011 (64,9%) o clube paulista também ficou acima de 60%. Já em 1990, o time de Ronaldo, Tupãzinho e cia. obteve desempenho de 57,9% nas primeiras 19 partidas. Naquela época, cada triunfo valia só dois pontos.

Indo além do território do Brasileirão, o Corinthians segurou 34 partidas sem derrota na temporada. Essa é a segunda maior invencibilidade da história centenária do Timão. A série atual só fica atrás do recorde de 1957, quando o Corinthians não perdeu ao longo de 37 partidas. A última derrota havia sido em março para a Ferroviária pelo Paulistão. Em toda a temporada, o Alvinegro do Parque São Jorge tem apenas três derrotas (duas em casa e uma fora), além de 29 vitórias (14 como mandante e 15 como visitante) e 16 empates (oito diante da torcida e oito fora).

No Brasileirão, o Corinthians continua na liderança com 14 vitórias (sete em casa e sete fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e uma derrota em Itaquera, além de 32 gols a favor e dez contra. Aproveitamento de 78,3%. O Timão tentará a recuperação contra a Chapecoense na quarta-feira, às 19h30, na Arena Condá, em Chapecó, em partida remarcada pela 20ª rodada.

 
"