Portal Eventos
La Liga
Em 17 de agosto de 2017 às 01:45

La Liga começará sexta-feira; Real Madrid vem de seis vitórias seguidas e nove fora de casa

Campeonato Espanhol ainda terá o Barcelona sem Neymar, mas com Paulinho

da Redação -

São Paulo - Leganés e Alavés abrirão a temporada 2017/2018 da La Liga nesta sexta-feira, às 15h15 (horário de Brasília). O atual campeão Real Madrid, contudo, estreará apenas no domingo. Os merengues, aliás, começarão a defesa do título embalados pela sequência da temporada passada. O Real Madrid acumula seis vitórias seguidas no Campeonato Espanhol. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos da La Liga. (Para acessar a página do Espanhol basta clicar na imagem abaixo ou mudar o select para "2018" no menu "campeonatos").

A última derrota do Real Madrid foi para o eterno rival Barcelona que, nesta edição, não terá mais Neymar - negociado com o PSG. O Barça, por outro lado, fechou com o também brasileiro Paulinho. Se a última derrota dos merengues aconteceu em 23 de abril pela 33ª rodada, a sequência positiva fora de casa tem muito mais tempo.

E isso é importante pelo fato de que a estreia do time do técnico Zidane será contra o Deportivo em La Coruña. Como visitante, Cristiano Ronaldo e cia. acumulam nove vitórias seguidas. Neste período, o Real Madrid meteu 6 a 2 no Deportivo no mesmo Estádio de Riazor. O Valencia foi o último algoz dos campeões em 22 de fevereiro no Estádio Mestalla.

 Real Madrid estreará contra Deportivo, rival que apanhou de 6 a 2 na temporada passada pela La Liga!Real Madrid / Site OficialReal Madrid estreará contra Deportivo, rival que apanhou de 6 a 2 na temporada passada pela La Liga!
Figurantes?
A edição 2017/2018 da La Liga, porém, terá outras atrações. Uma das novidades será o Girona, adversário de estreia do Atlético de Madrid. Aos 87 anos, o Girona disputará pela primeira vez a principal divisão da Espanha. O clube subiu com o vice-campeonato da Liga Adelante. Sem falar que o Girona será o oitavo clube da Catalunha a disputar a La Liga. O Barcelona é o mais conhecido, mas a elite também já teve Espanyol, Sabadell, CE Europa, Gimnàstic de Tarragona, Lleida e Condal.

Enquanto isso, os outros dois clubes que subiram são velhos conhecidos. O Levante, que pegará o Villarreal na 1ª rodada, fez bate e volta com direito a título no segundo escalão nacional. O Getafe, adversário do Athletic na estreia, também comemorou o acesso um ano depois do rebaixamento. O Getafe, porém, só conseguiu a vaga no playoff contra o Tenerife. O trio pegou as vagas dos degolados Sporting Gijón, Osasuna e Granada.

A boa notícia para todos os clubes espanhóis é a vaga extra na principal fase da UEFA Champions League. Com a mudança no ranking da UEFA, a Espanha ganhou uma vaga e terá quatro clubes na fase de grupos, assim como Alemanha, Inglaterra e Itália.

Regulamento:
Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Em caso de empate entre dois clubes, os critérios serão - pela ordem - confronto direto, saldo de gols e gols marcados.

Mas se o empate envolver três ou mais clubes, os critérios de desempate serão - pela ordem - confronto direto entre as equipes envolvidas, saldo de gols apenas nos jogos entre as equipes envolvidas, saldo de gols no campeonato, gols marcados no campeonato e clube com melhor fair play.

Além do campeão, 2º, 3º e 4º colocados terão vagas na fase de grupos da UEFA Champions League. Já o 5º e o 6º colocado disputarão a UEFA Europa League. Por outro lado, os três piores clubes da La Liga serão rebaixados à Liga Adelante.