Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 20 de julho de 2017 às 15:39

CBF divulga Guia oficial do Brasileirão com lambanças; Há erro até no escudo do líder Corinthians

Entidade nacional ainda "roubou" títulos de diversos clubes e deu a Copa União ao Flamengo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O Guia oficial do Campeonato Brasileiro da Série A lançado, nesta quinta-feira, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a cara da entidade, cheio de erros grosseiros. A entidade pisa na bola ao mostrar total desconhecimento dos 20 principais clubes do país. Sem falar que o Brasileirão já está na 15ª rodada e só agora a CBF conseguiu divulgar o Guia para tentar valorizar sua maior competição. A entidade ainda disponibilizou o Guia da Série B e apenas um Guia para as Séries C e D.

O Corinthians, líder disparado do Brasileirão, é responsável pela segunda maior torcida do país e coleciona títulos nacionais e internacionais. Mesmo assim, o Timão não é conhecido pela CBF. No tal Guia da entidade, o escudo do clube paulista é do século passado, completamente errado. O Guia da CBF retrata o escudo do Corinthians com três estrelas nacionais, além do adereço do Mundial.

Detalhe: desde 2011 o Alvinegro do Parque São Jorge não utiliza as tais estrelas em seu escudo. E mais! As três estrelas menores representam títulos do Brasileirão (1990, 1998 e 1999). Depois dessa conquista, o Corinthians faturou mais três vezes a Série A (2005, 2011 e 2015) e ganhou outro Mundial (2012). Ou seja, se o escudo ainda tivesse estrelas, seriam seis menores e duas maiores. Sem falar que no espaço reservado para os títulos, a CBF colocou a principal cor dos clubes. Na página do Corinthians, o tom escolhido para o Alvinegro foi o vermelho. Mesmo erro na página do Vasco. Já o São Paulo que deveria ganhar o vermelho, levou o preto.

O Sr. Goool entrou em contato com a CBF e com o Corinthians, mas não obteve resposta. O clube que tanto luta para expor sua marca internacionalmente, verá o Guia oficial do Brasileirão completamente errado. O Guia da CBF está em português e inglês e, além de disponível no site da entidade, será entregue para dirigentes e jornalistas. As lambanças da entidade, porém, não param no líder do Brasileirão.

Com ou sem estrelas?
O Atlético Goianiense teve uma estrela suprimida do seu escudo. Bastava a CBF entrar no site oficial do clube ou falar com a assessoria do Dragão. O clube goiano utiliza uma estrela prateada por causa do título da Série B 2016. O escudo do Bahia está sem as duas estrelas dos títulos nacionais. O Flamengo também está órfão do seu ornamento.

Já o Fluminense ganhou três estrelas em seu distintivo no Guia da CBF. O escudo tricolor, porém, é limpo assim como do Corinthians. O escudo do Grêmio, por sua vez, não tem nada no Guia da CBF, mas o Tricolor gaúcho ostenta três estrelas acima do seu distintivo. As falhas não param nos escudos dos clubes.

"Roubo" de títulos!
Na página do Palmeiras, a CBF retratou o mascote do clube como sendo um porco beberrão. O porco até é um dos mascotes, mas da torcida. O mascote oficial do clube é o Periquito, como está no site oficial do Palmeiras. Na página do Atlético Paranaense, por sua vez, não há menção ao título da Série B de 1995. Todos os clubes que foram campeões das divisões nacionais tiveram retratados suas conquistas no Guia da CBF.

Pior aconteceu com o Palmeiras que perdeu seus dois títulos do Robertão. O clube paulista faturou os títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1967 e 1969, mas a CBF "esqueceu" de tais conquistas em seu Guia. Já o Santos perdeu o Robertão de 1968. Tal conquista foi descrita como "Taça de Prata". Na eterna disputa de 1987, o Flamengo foi lembrado pela CBF como campeão da Copa União. O Sport levou a estrela do título do Brasileirão, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF).

Desprestígio!
As Séries B e C também têm seus Guias com a relação dos 40 clubes. Só a Série D não ganhou atenção da CBF. A última divisão nacional, que já está nas oitavas de final, conta apenas com a classificação do ano passado, certo destaque ao campeão Volta Redonda e o regulamento de 2017. Nenhuma linha para os 68 clubes da atual temporada. Coisas da CBF.