Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 25 de junho de 2017 às 20:13

Definidos os confrontos da Segunda Fase da Série D; 36 clubes ficam sem calendário nacional

Rio Branco, Portuguesa-RJ, América de Natal e Operário ganharam outros 32 concorrentes na briga pelos acessos

da Redação -

São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro, neste domingo, definiu os outros 28 classificados à Segunda Fase, uma vez que Rio Branco, Portuguesa-RJ, América de Natal e Operário já haviam carimbado o passaporte de forma antecipada. Se 32 clubes seguem na briga pelas quatro vagas do acesso, a maioria (36) não terá mais calendário nacional nesta temporada. Muitos desses clubes, por sinal, não terão mais competições, darão férias a seus jogadores e começarão o planejamento para 2018.




Atlético Acreano-ACxSão Raimundo-PA
Gurupi-TOxPrincesa do Solimões-AM
Guarany-CExParnahyba-PI
Globo-RNxMaranhão-MA
América de Natal-RNxComercial-MS
Ceilândia-DFxJacobina-BA
Boavista-RJxEspírito Santo-ES
Operário-PRxVilla Nova-MG
Rio Branco-ACxAltos-PI
Santos-APxSão Francisco-PA
Juazeirense-BAxCampinense-PB
Fluminense de Feira-BAxSousa-PB
União-MTxURT-MG
Portuguesa-RJxAparecidense-GO
São Bernardo-SPxMetropolitano-SC
São José-RSxBrusque-SC

A pior situação disparada é do Osasco Audax, vice-campeão paulista na temporada passada. O clube, mais uma vez, deixa a Série D sem vitória. Pior! Se no ano passado, foram quatro empates e duas derrotas, desta vez, o Osasco Audax perdeu cinco dos seus seis jogos. Conseguiu empatar o último. Rebaixado no Estadual, o time do presidente Vampeta, porém, não está só.

Baré e Sinop voltaram a deixar a última divisão sem triunfar. Após estrearem com quatro empates e duas derrotas, os roraimenses, nesta temporada, tiveram três igualdades e três derrotas. O Sinop também ficou na lanterna do seu grupo com três empates e três derrotas. Em 2016, o clube mato-grossense despediu-se da divisão com quatro empates e quatro derrotas.

 Portuguesa está entre os clubes que seguem na briga pelas quatro vagas de acesso na Série D do Brasileirão!André Oliveira / PortuguesaPortuguesa está entre os clubes que seguem na briga pelas quatro vagas de acesso na Série D do Brasileirão!
Entre os eliminados há ainda campeão estadual. O São Raimundo faturou mais um título no Campeonato Roraimense, mas na Série D teve que se contentar com a vice-lanterna. O Novo Hamburgo também não repetiu o desempenho do Estadual no Nacional. O Noia fez história com o inédito título no Gauchão, mas o Anilado não teve a mesma força na Série D.

Outro clube que deu mancada foi a Portuguesa. Não o representante do Rio de Janeiro, um dos classificados, mas a Lusa paulista. A Rubro-verde estava na Série A em 2013 e, hoje, depende da Copa Paulista para ter divisão nacional na próxima temporada. Mesmo dependendo apenas das suas forças, a Portuguesa perdeu e foi eliminada ainda na fase de grupos. São Paulo, aliás, ficou apenas com o São Bernardo.

Entre os estados, o recordista é a Bahia com três participantes na Segunda Fase. Acre, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraíba somam dois clubes cada, contra um de Paraná, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Ceará. Alagoas, Pernambuco, Sergipe - todos os Nordeste -, Roraima e Rondônia - do Norte - estão fora da Série D.