Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 24 de junho de 2017 às 10:50

Decisão da Série D terá assistentes que atuaram em jogo 24 horas antes

Após trabalharem na estreia do Amapaense no sábado, dupla estará no jogo entre Santos e Cordino no domingo

da Redação -

Amapá - Clubes, dirigentes e torcedores não aceitariam que um assistente de arbitragem trabalhasse em uma decisão menos de 24 horas depois de estar em campo. A imprensa logo denunciaria. Nem mesmo a Comissão de Arbitragem permitiria tal fato. Mas na Série D do Campeonato Brasileiro pode tudo e com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O tal cenário descrito acima acontecerá não com um, mas com dois assistentes.

Inácio Barreto da Camara e Roberto Soares Junior foram sorteados para trabalhar no jogo de abertura do Estadual Amapaense entre Independente e São Paulo, neste sábado, às 19 horas, no Estádio Zerão, em Macapá. Menos de 24 horas depois, a dupla amapaense estará novamente em campo para a decisão entre Santos e Cordino, no domingo, às 18 horas, pela 6ª e última rodada da Primeira Fase da Série D.

Os dois clubes brigam pela classificação no Grupo A4. O Santos lidera com dez pontos, três a mais do que o Cordino. Apenas os 17 líderes e os 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase. Neste clima de decisão, os dois clubes ainda terão que se preocupar com as condições físicas dos assistentes de arbitragem.

Nada a declarar!
A assessoria da CBF, como de costume, não deu satisfação aos torcedores e a imprensa. A entidade nacional não manifestou-se diante das questões do Sr. Goool. Os dirigentes dos clubes não foram encontrados. Essa não é a primeira vez que a CBF escala assistentes ou até mesmo árbitros para jogos seguidos com intervalo inferior a 24 horas.

O Sr. Goool, nos últimos anos, tem denunciado a prática da CBF e de Federações em escalar assistentes e árbitros em jogos seguidos e com intervalo inferior a 24 horas. Houve até caso em que um árbitro FIFA apitou duas finais em menos de 24 horas. As denúncias começaram em 2015. A última havia sido no Estadual Rondoniense.

O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições não menciona arbitragem, mas proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo.

"Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas".

O Sr. Goool conta com uma ferramenta exclusiva da arbitragem nacional e internacional. A ferramenta de busca traz todos os profissionais de arbitragem que apitaram jogos de campeonatos acompanhados pelo Sr. Goool. Basta digitar o nome do árbitro ou do assistente para ter a relação completa de partidas. Ou ainda é possível procurar a arbitragem através do menu "árbitros por campeonato". Tudo muito simples e fácil. (Clique na imagem abaixo e tenha o sistema de busca da arbitragem!)