Portal Eventos
Notícias
Em 17 de janeiro de 2013 às 07:07

Estaduais em cinco atos: Centro-Oeste se divide em duplinhas na fórmula de disputa

Brasiliense e Sul-mato-grossense têm regulamentos parecidos, o mesmo acontece com Goiás e Mato Grosso

da Redação -

Brasília - O Sr. Goool, após passar pelas regiões do Sul e do Sudeste, chega ao Centro-Oeste. Nesta quinta-feira, será a vez de conhecer os regulamentos dos Campeonatos Brasiliense, Goiano, Mato-grossense e Sul-mato-grossense. Nos próximos dois dias, as regiões do Nordeste e Norte ficarão em destaque no site.

Os quatro Estaduais do Centro-Oeste podem ser separados em duplinhas. Os Campeonatos Brasiliense e Sul-mato-grossense utilizam da divisões dos clubes em grupos. A fórmula de disputa fica um pouco mais longa. Enquanto isso, Goiás e Mato Grosso fazem o duelo de todos contra todos, com semifinais e final.

BRASILIENSE
Os 12 clubes serão separados em dois grupos com seis representantes. No primeiro turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em apenas jogos de ida. Os dois melhores clubes de cada grupo se classificarão para as semifinais. Esta fase, assim como a final, será definida em partida única.

O segundo turno terá o mesmo regulamento, mas os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo. Se houver empate na semifinal e na final, o clube de melhor campanha na fase, levará vantagem. Se um clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, a final terá dois jogos. Já os dois piores colocados, na somatória dos dois turnos, serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número cartões amarelos e vermelhos;
5 - Sorteio.

GOIANO
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, os clubes jogarão, no sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha durante toda competição atuará por resultados iguais. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols a favor;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões vermelhos;
6 - Menor número cartões amarelos;
7 - Sorteio.

MATO-GROSSENSE
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, os clubes jogarão, no sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha durante toda competição jogará por resultados iguais. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Maior saldo de gols no confronto direto;
6 - Sorteio.

SUL-MATO-GROSSENSE
Os 14 clubes serão divididos em dois grupos com sete clubes cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as quartas-de-final. Esta fase, assim como a semifinal e final, serão decididas no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de resultados iguais após os dois jogos, o título será decidido nos pênaltis.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Melhor campanha na primeira fase;
6 - Sorteio.