Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 31 de janeiro de 2017 às 01:48

Botafogo tentará apenas a segunda vitória em estreias na Libertadores

Esta será a primeira vez que o Glorioso começará o torneio sul-americano em casa

da Redação -

Rio de Janeiro - O Botafogo, na próxima quarta-feira, às 21h45, iniciará sua caminhada na Libertadores ante o Colo-Colo, do Chile. Esta será a primeira vez, em cinco participações no torneio, que o Glorioso estreará em casa. O clube carioca abrirá o mata-mata da Segunda Fase no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Botafogo também tentará melhorar seu retrospecto em estreias.

 Botafogo espera contar com a força da torcida em sua primeira estreia em casa na Libertadores!Botafogo / Site OficialBotafogo espera contar com a força da torcida em sua primeira estreia em casa na Libertadores!
Segundo levantamento do Sr. Goool, só em uma oportunidade o Fogão saiu vitorioso de uma estreia na Libertadores. Em 1963, o clube carioca debutou no torneio mais importante da América do Sul e conseguiu logo de cara uma vitória sobre o Alianza Lima, no Peru, por 1 a 0. E foi também naquela oportunidade que o Botafogo chegou mais próximo do título (semifinais).

Já nas outras três participações, o Fogão tropeçou na estreia. Em 1973, o Botafogo perdeu do Palmeiras, em São Paulo, por 3 a 2. O clube carioca chegaria à Segunda Fase, que era a última etapa antes da final. Em 1996, o Botafogo pegou outro brasileiro na estreia e apanhou de 3 a 0 do Corinthians. Naquela edição, o clube carioca alcançou às oitavas de final.

O pior desempenho, contudo, aconteceu em 2014. Há três anos, o Bota foi eliminado ainda na fase de grupos e na lanterna. A estreia, na Primeira Fase ou "Pré-Libertadores", também foi com derrota. O Deportivo Quito venceu, por 1 a 0, no Equador. Agora, o Botafogo iniciará uma nova jornada de olho na Fase de Grupos.

O duelo de volta ante o Colo-Colo será em 8 de fevereiro, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. O classificado deste embate pegará Olimpia, do Paraguai, ou Independiente, do Equador.

Confira as estreias do Botafogo na Libertadores:





1963Alianza Lima-PER0 x 1Botafogo
1973Palmeiras3 x 2Botafogo
1996Corinthians3 x 0Botafogo
2014Deportivo Quito-EQU1 x 0Botafogo