Portal Eventos
Copa Africana de Nações
Em 30 de janeiro de 2017 às 16:20

Recordistas de semifinais e títulos seguem na briga pela Copa Africana de Nações 2017

Seleções, contudo, amargam jejum de títulos no torneio que dá vaga à Copa das Confederações

da Redação -

São Paulo - As semifinais da Copa Africana de Nações terão grandes duelos e seleções acostumadas a disputar esta etapa do torneio e a também brigar por título. Não por acaso, Egito, Gana e Camarões são recordistas de semifinais e voltas olímpicas. Só Burkina Faso ainda carece de experiência. Vice-campeã em 2013, Burkina Faso também chegou à semifinal em 1998, quando acabou no 4º lugar. Para piorar, o adversário da semi será o Egito.

 Egito é a seleção com o maior número de presenças nas semifinais e de títulos na Copa Africana de Nações!CAF / Site OficialEgito é a seleção com o maior número de presenças nas semifinais e de títulos na Copa Africana de Nações!
A Seleção Egípcia é a maior campeã da Copa Africana de Nações com sete títulos. A última conquista aconteceu em 2010. Sem falar que o Egito ainda apresenta o vice de 1962 e outras seis participações em semifinais. Esta será a 15ª vez em que os egípcios estarão nas semifinais. O duelo entre Burkina Faso e Egito ocorrerá na quarta-feira, às 17 horas (horário de Brasília).

Na quinta-feira, no mesmo horário, Camarões e Gana lutarão pela outra vaga da final. A Seleção de Gana, aliás, conhece bem este caminho. Os ganeses chegaram às semifinais pela 14ª vez, igualando a Nigéria. Mas enquanto os rivais têm três títulos, Gana acumula quatro conquistas. A Seleção Ganesa, contudo, está na seca desde 1982.

Desde o último título, Gana ficou três vezes com o vice (1992, 2010 e 2015), uma vez com o 3º lugar (2008) e três vezes com o 4º lugar (1996, 2012 e 2013). O problema é que Gana terá uma seleção experiente do outro lado. Com os mesmos quatro títulos, sendo o último em 2002, Camarões estará nas semifinais pela nona vez. A última havia sido em 2008, quando garantiu o vice.

A semifinal, disputa do 3º lugar e final serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. O campeão terá vaga garantida na Copa das Confederações, em 2018, na Rússia.